allied-tecnologia

26/03/2024

A Allied Tecnologia registra R$101 milhões de lucro líquido ajustado em 2023

Lucro líquido contábil de R$ 122,5 milhões. Quarto trimestre de 2023, com destaque para o lucro líquido ajustado de R$ 45,9 milhões, um aumento de 96,3% em relação ao quarto trimestre de 2022. Geração de R$ 783,0 milhões em caixa operacional. No último ano, a empresa declarou R$ 90 milhões em distribuição de proventos, o que representa um dividend yield de 12,9%. Receita líquida foi de R$ 5,9 bilhões em 2023, aumento de 14,2% em relação a 2022. Operação internacional em Miami resultou em uma receita de R$ 1,8 bilhão em 2023.

A Allied Tecnologia (ALLD3), líder na distribuição de eletrônicos e uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, anunciou ontem os resultados financeiros do quarto trimestre de 2023, com destaque para o lucro líquido ajustado de R$ 45,9 milhões, um aumento de 96,3% em relação ao quarto trimestre de 2022, e a proficiência na gestão de caixa, que garantiu a geração de R$783,0 milhões em fluxo de caixa operacional em 2023. Além disso, a empresa aprovou o pagamento de R$ 90 milhões em proventos aos seus acionistas referente ao exercício social de 2023, o que representa um dividend yield de 12,9% sobre o valor da ação da Allied.

—Finalizamos o ano com uma receita líquida de R$ 5,9 bilhões, o equivalente a um crescimento 14,2% frente a 2022. Este resultado é decorrente, principalmente, do desempenho do canal de vendas de Distribuição, cuja receita líquida cresceu 26,8% no período e atingiu R$ 4,6 bilhões. Este efeito, combinado com assertividade na alocação de capital e eficiência operacional, nos permitiu atingir R$ 100,5 milhões de lucro líquido ajustado, um resultado 31,3% superior ao apresentado em 2022. Além disso, tivemos uma sólida geração de R$ 783,0 milhões em fluxo de caixa operacional. Como resultado desse desempenho, aprovamos o pagamento de R$90,0 milhões em proventos para os nossos acionistas”, comenta Silvio Stagni, CEO da Allied Tecnologia.

O ano de 2023 marcou o primeiro ano das operações de Distribuição em Miami, que resultou em uma receita líquida de R$1,8 bilhão — dentro do guidance divulgado ao mercado — e R$ 38 milhões em lucro bruto no ano, com poucas despesas operacionais e baixo capital empregado. O portfólio dessa operação é composto pelas marcas Apple, Google e Motorola. Adicionalmente, a ampliação dos canais de captação da Trocafy, plataforma para venda de smartphones recondicionados, para mais de 210 PDVs Samsung no país, além do programa iPhone pra Sempre, destaca-se como iniciativa que contribuiu para o fortalecimento da posição da empresa no mercado de eletrônicos.

Principais destaques — Lucratividade como pilar estratégico: R$ 100,5 milhões de lucro líquido ajustado em 2023, um aumento de 31,3% em relação a 2022. Lucro líquido contábil de R$ 122,5 milhões;

Eficiência na gestão financeira: Geração de caixa operacional de R$ 783,0 milhões em 2023, resultado da proficiência na administração do capital de giro e na exploração de novas verticais com ciclo de caixa mais favorável;

Fluxo de caixa: A variação do caixa em 2023 foi positiva em R$ 393,7 milhões;

Presença de mercado: 6,6 milhões de produtos vendidos em 2023, com market share de 8% em smartphones, 23% em videogames e 8% em notebooks;

Distribuição: a receita líquida proveniente deste canal atingiu R$1.019,1 bilhão no quarto trimestre de 2023, o equivalente a um crescimento de 22,6% em comparação com o quarto trimestre de 2022, sendoR$ 54,5 milhões na Distribuição Brasil e R$ 364,5 milhões na Distribuição internacional;

Expansão internacional: No primeiro ano de operações no exterior, a empresa alcançou uma receita de R$1,8 bilhão em 2023, com um baixo investimento de capital;

Soudi: expansão da carteira da Soudi e aumento da rentabilidade através de novos produtos, como seguros; licenciamento da plataforma B2B, para comunicação eficiente e gestão de cobrança ativa com mensagem direta no aparelho do cliente, independente de linha telefônica;

Incentivo aos acionistas: pagamento de R$ 90 milhões em juros sobre capital próprio referentes ao ano de 2023, proporcionando um dividend yield de 12,9% aos acionistas;

Gestão dos passivos financeiros, com alongamento do cronograma de amortização das dívidas bancárias.

Allied — A Allied é uma das principais empresas no mercado brasileiro de eletrônicos de consumo, com um portfólio de 10 categorias de produtos. Líder na distribuição de produtos eletrônicos no Brasil, a empresa conecta fabricantes de tecnologia com as redes de varejo e os consumidores através da distribuição; do varejo físico, com mais de 122 PDVs e do varejo digital, com forte presença nos principais marketplaces do país e com serviços agregados, como a plataforma de financiamento Soudi. São vendidos anualmente cerca de 6,6 milhões de itens em todo o território nacional.