Para para elevadores e escadas rolantes. Como parte da solução Service Logistics, a DHL realiza as entregas nos modais rodoviário e aéreo, a partir da planta em Guaíba (RS) e do Centro de Distribuição da Lapa (São Paulo Capital). Em média, por mês, são realizadas mais de 3.900 entregas em todo o País. Com sua escala e porte global, DHL digitalizou processos e trouxe maior confiabilidade às entregas, que tem grande criticidade.
Para colocar elevadores e escadas rolantes de volta ao funcionamento seguro, as peças de reposição devem chegar com agilidade e de forma assertiva às assistências técnicas locais, por meio de um processo robusto de monitoramento das entregas. Para tornar esse fluxo ainda mais sólido no Brasil, a TK Elevator, uma das principais empresas de elevadores do mundo, conta agora com o suporte da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição. A operadora assumiu a gestão logística da área de peças de reposição, realizando, em média, 3.900 entregas por mês a 64 assistências técnicas credenciadas em todo o País.
O inventário, entregue por meio dos modais rodoviário e aéreo, abrange desde placas e parafusos até portas inteiras. Este trabalho é realizado por meio da solução de Service Logistics, responsável por desenhar e implementar soluções sofisticadas para a cadeia de suprimento de pós-vendas e de produtos de alta criticidade.
—Esse projeto se destaca por sua sensibilidade e importância. Os prazos para atendimento de emergências em elevadores e escadas rolantes é muito curto (alguns são em shoppings e até hospitais), de forma que precisamos deixar as assistências técnicas sempre abastecidas —afirma Vanessa Pelintra, diretora de Operações da DHL Supply Chain.
—A parceria com a DHL nos trouxe para um cenário globalizado onde temos um fornecedor mundial com expertise nos principais negócios em todo o mundo. Além de robustez tecnológica, ganhamos praticidade, volumetria e principalmente foco no cliente. Conseguimos surpreender o mercado especialmente do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões mais carentes em prazos de entrega no Brasil, justamente por conta da capilaridade e distâncias longas que temos no nosso país. Vale ressaltar, que atuamos no segmento de elevadores e escadas rolantes, mas também de acessibilidade, onde temos cenários de necessidades emergências, e de infraestrutura com nossas pontes de embarque para aeroportos, onde os passageiros percebem efetivamente o bom funcionamento dos equipamentos da TK Elevator. Ainda temos como agregar mais valor ao processo, a partir de uma visão on-line de toda a operação que nos permite rastrear as principais entregas, um benefício que queremos repassar aos clientes em um futuro breve, para que eles possam rastrear a sua carga, a partir de uma plataforma interligada com a DHL— afirma Sandro Buzzetto, gerente Corporativo de Logística da TK Elevator para a América Latina.
A DHL Supply Chain faz a coleta das peças da TK Elevator na planta de Guaíba (RS) e no armazém da Lapa (São Paulo Capital). As entregas aéreas vão direto para o aeroporto de Porto Alegre ou para o HUB aéreo da DHL em Guarulhos e de lá seguem para a entrega nas filiais da TK Elevator. Já as entregas rodoviárias seguem para consolidação na Matriz de Transportes em Jandira para conexão com a malha nacional de mais de 5 mil veículos e 26 filiais da DHL em Brasil todo.
Em alguns casos, é utilizada a modalidade Rodoexpresso, que faz entregas de longa distância via rodoviário com um tempo de entrega semelhante ao aéreo. Para entregas de itens pesados, houve a adaptação de uma plataforma especial nos veículos para o last mile, garantindo o descarregamento adequado e seguro.
Todo esse fluxo é administrado pela plataforma MySupplyChain, que disponibiliza visibilidade online do trajeto da carga de ponta a ponta. Conta também com a digitalização da documentação envolvida (confirmação de entrega, POD na sigla em inglês) e o acompanhamento da Torre de Controle Central da DHL.
—Nesta parceria, conseguimos aportar nossa capacidade em transportes, junto a nossa expertise em gestão de performance e visibilidade de ponta a ponta. Manter a confiabilidade e eficiência desta operação requer muita tecnologia e escala. Com os dados gerados, vamos poder promover também mais melhorias e aproveitar ainda mais a sinergia com a nossa malha de distribuição — ressalta Daniel Lucchesi, diretor de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain.