Isto apesar de a tendência marcar um declínio constante em relação aos picos alcançados em janeiro e fevereiro.
Nos últimos desenvolvimentos em torno do Mar Vermelho, os rebeldes Houthi do Iémen ameaçaram recentemente expandir os seus ataques ao tráfego marítimo no Oceano Índico, com o objetivo de perturbar os navios que já desviavam do Mar Vermelho em direcção ao Cabo da Boa Esperança. Embora a maior parte do transporte marítimo de contentores evite o Canal de Suez, os fatores mais determinantes são a diminuição da procura e a estabilização das operações que têm produzido a continuação da diminuição das tarifas marítimas nas principais rotas comerciais.
De acordo com o Freightos Baltic Index (FBX) da semana passada, as médias semanais das taxas spot da Ásia caíram mais 7% para a América do Norte (US$ 4.244/FEU para USWC e US$ 5.875/FEU para USEC) e entre 10% e 7% para o norte da Europa (US$3.871/FEU.) e Mediterrâneo (US$4.155/FEU), respectivamente.
Durante esta semana, as taxas continuaram a cair, com as taxas para a América do Norte agora cerca de 25% abaixo do seu pico em fevereiro, e as taxas para o Norte da Europa e o Mediterrâneo agora cerca de 30% abaixo dos seus respectivos picos no final de fevereiro.
No entanto, de acordo com Judah Levine, chefe de pesquisa da Freightos , a maioria dos analistas espera que as taxas permaneçam bem acima dos níveis normais à medida que os desvios ao redor do Cabo da Boa Esperança continuam, à medida que as companhias marítimas enfrentam custos mais elevados. As altitudes elevadas e as rotas mais longas absorvem mais da sua capacidade. Aliás, uma informação sobre a causa é que quase 200 mil TEUs de nova capacidade foram entregues somente em fevereiro, após o recorde de 300 mil TEUs do mês anterior; tonelagem que foi confortavelmente absorvida pelas rotas de desvio em torno da África.
—Mesmo assim, as taxas atuais estão em torno de 2,5 vezes os níveis de 2019, sugerindo que poderá haver novas quedas antes de se estabilizarem num novo piso— observa.
Dois sinais positivos e um negativo — As projeções otimistas da procura na América do Norte também poderão ajudar a manter as taxas para a América do Norte acima do normal, uma vez que as companhias marítimas irão supostamente aumentar a capacidade no próximo mês, antecipando uma melhoria nos volumes.
A flexibilização das restrições ao Canal do Panamá anunciada na semana passada — que aumentará os trânsitos diários para 27 — também é um bom sinal para as companhias marítimas que operam em rotas transpacíficas para o USEC. Embora deva ser mencionado que o número de trânsitos ainda é significativamente inferior aos 36 trânsitos diários normalmente disponíveis, quando a hidrovia interoceânica mantém um fluxo normal de água.
No entanto, as preocupações com o prazo iminente de outubro para que o sindicato dos estivadores da USEC e do USGC cheguem a um acordo com os operadores de terminais portuários pode significar o adiamento de parte do processo para os primeiros meses da alta temporada deste ano ou a transferência de alguns volumes para o (USWC). ), embora muitos tenham esperança de que as perturbações laborais possam ser evitadas. É o caso de Peter Friedmann, diretor executivo da Agricultural Transportation Coalition, que projetou que, apesar da linguagem estridente dos líderes sindicais, os importadores que utilizam os portos USEC deveriam esperar um acordo entre empregadores e portos antes da vigência do atual acordo coletivo.
Frete aéreo — Embora os fluxos oceânicos provenientes da Índia estejam a melhorar, ainda existe uma pressão adicional sobre a carga aéreo do subcontinente que começou no final de Janeiro, devido em grande parte às perturbações causadas pelo conflito no Mar Vermelho.
As taxas do Índice Aéreo Freightos do Sul da Ásia atingiram US$ 4,60/kg para a América do Norte na semana passada, um aumento de 55% em relação a dezembro, e os preços para a Europa quase dobraram seu nível de final de ano de US$ 3,55/kg.
Segundo Freightos, a procura da China também aumentou nas últimas duas semanas, sendo o crescimento dos volumes de comércio eletrónico um dos fatores. As taxas atingiram US$ 5,94/kg para a América do Norte e US$ 3,93/kg para o Norte da Europa na semana passada.
As companhias aéreas de passageiros dos EUA que optarem por não restaurar totalmente os itinerários semanais para a China, devido ao atraso na procura turística, também poderão colocar algumas restrições de capacidade para esta rota. | MM