No ano em que comemora 65 anos de atuação, Associação Brasileira de Anunciantes reelege Nelcina Tropardi e Sergio Pompilio para sua Diretoria Nacional e Conselho Superior, respectivamente.
Prestes a comemorar 65 anos de atuação, como única entidade que representa os anunciantes no Brasil, a Associação Brasileira de Anunciantes, (ABA) elegeu os líderes que farão parte de sua gestão nos próximos dois anos, em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada em 21 de março de 2024 (quinta-feira), em sua sede e com transmissão virtual. Foram eleitos os integrantes da chapa única, que compõem o Conselho Superior, a Diretoria Nacional e o Conselho Fiscal. E foram apresentados, também, neste momento, os líderes dos Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho, bem como a composição do Comitê de Compliance.
A diretora -geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, Nelcina Tropardi, foi reeleita para seu quarto mandato como Presidente da ABA, tendo como 1º vice-presidente, Álvaro Garcia, CMO da Mondelez. —Tenho imenso orgulho e gratidão em ser reeleita mais uma vez como presidente da ABA, uma associação tão vital para o cenário publicitário e que este ano celebra seus 65 anos de protagonismo na construção de um setor mais ético, responsável e pujante. Nos últimos anos passamos por profundas transformações em nossa sociedade, que refletiram diretamente na comunicação das marcas. Temos muito trabalho pela frente para apoiar nossos associados, mas também um universo de possibilidades e oportunidades. Juntos, podemos elevar nossos padrões, promover boas práticas e inspirar o marketing e a publicidade para atuarem como agentes de transformação. Nesses 65 anos, a ABA conquistou seu lugar de relevância e influência, sendo uma grande ponte para a evolução da indústria de anunciantes e dos profissionais de marketing e comunicação e temos mais dois anos, a partir de agora, para, junto dessa nova gestão, escrever novas páginas dessa história —pontuou Nelcina.
Sergio Pompilio, vice-president of Government Affairs & Policy Latam da Johnson & Johnson, foi reeleito como Presidente do Conselho Superior, tendo como Copresidente, Christianne Rego, CMO da General Motors. —A ABA tem um papel estratégico em coordenar iniciativas e movimentos pioneiros para apoiar as marcas diante das novas oportunidades e tendências do setor, em fomentar as boas práticas globais para ajudar nosso mercado a evoluir por um caminho ético e responsável, em atuar na defesa dos interesses dos anunciantes por meio de um trabalho fortíssimo de Advocacy e na defesa da transparência, da liberdade de expressão e da autorregulamentação— discorreu Pompilio.
Sandra Martinelli segue como CEO da ABA, posição que ocupa desde setembro de 2014, sendo também há nove anos, membro do Executive Committee da WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é filiada. Ela apresentou as atividades realizadas no biênio de 2022-2024 e destacou a relevância da entidade para o mercado. —Neste ano em que a ABA celebra seus 65 anos de história, eu completo 10 como CEO da entidade e tenho muito orgulho do caminho que estamos trilhando. A influência da ABA foi evoluindo diante do aumento de sua relevância para o mercado de anunciantes, sendo hoje um espaço de conexão para líderes que querem caminhar de olho no futuro—.
A CEO da ABA também destacou a importância dos líderes eleitos, que dedicarão tempo e conhecimento nos próximos dois anos, para o cumprimento do propósito e da agenda estratégica da entidade. —Nesses nove anos vi a entidade emergir como uma força vital para nossa indústria. Reunimos atualmente cerca de 1400 marcas, de mais de 130 associadas e mais de 80 líderes que, junto da ABA, fomentam as melhores práticas do marketing e da comunicação focados em responsabilidade e reputação para um futuro sustentável, na liderança e articulação de uma agenda de transparência nas relações entre marcas e agentes do mercado, na antecipação da medição das disrupções do mercado, na conexão e evolução dos profissionais de marketing e nas oportunidades das novas tecnologias, como a IA para o marketing e seus desafios éticos. Reunimos na ABA, líderes que acreditam no marketing e na comunicação para inspirar e transformar e seguimos comprometidos com a evolução da nossa indústria—completou.
Além da eleição, a reunião contou com a prestação de contas da Diretoria Nacional e relatório de Auditoria da gestão 2022-2024, bem como o balanço financeiro dos dois anos passados. Após a AGO, a ABA deu início a 1ª reunião da Diretoria Nacional de 2024, com abertura realizada por Nelcina Tropardi. Sandra Martinelli apresentou o Plano de Ação ABA 65 anos, que vai celebrar as seis décadas e meia da entidade.