Programa, que já apoiou mais de 2.600 negócios, está com inscrições abertas para o novo ciclo até o dia 31 de março (domingo).
O Shell Iniciativa Jovem, programa que capacita empreendedores para o desenvolvimento de negócios sustentáveis e de impacto social, certificou 42 projetos do Rio de Janeiro e Espírito Santo com Selo de Sustentabilidade, em evento realizado no dia 18 de março(segunda-feira), no Museu do Amanhã. Foram selados os empreendimentos que já estão no nível de operação do negócio. Dentre os certificados, dez iniciativas foram destaque por apresentar maior potencial de mercado e impacto socioambiental. O selo representa uma nova fase para os participantes que passam a fazer parte da Rede de Empreendimentos Sustentáveis do Iniciativa Jovem (RESIJ), um grupo colaborativo com empresas que participaram de outros ciclos.
Desde o ano 2000, o programa oferece formação gratuita e de alto nível a jovens empreendedores. Nesta 23ª edição, o Shell Iniciativa Jovem apoiou 158 projetos de diferentes níveis de maturação, tanto em fase de ideação quanto de operação; e contou com 70% de participação feminina e 50% de pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Hoje o programa já soma mais de 2.600 empreendimentos apoiados e 595 negócios selados.
Ao investir em jovens empreendedores com projetos inovadores e sustentáveis, a Shell também investe no desenvolvimento socioeconômico do país, buscando promover soluções para desafios globais. Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil, ressalta a importância do programa para o ambiente de negócios, diversidade e inovação: —Queremos deixar o legado transformacional, trabalhar com jovens que pensem fora da caixa, que possam trazer soluções disruptivas e de mudança de paradigma para o novo mundo que almejamos—.
Negócios transformados — Um dos destaques da edição foi a We Teams, iniciativa que busca soluções de gestão de pessoas e RH para organizações que buscam gerar transformação social positiva. Pamella Kristine, sócia fundadora, conta que o Shell Iniciativa Jovem foi a primeira aceleração que o projeto participou como negócio. —Ter uma empresa como Shell que acredita na nossa causa tem sido importante. Conseguimos captar novos clientes e parceiros. Estar aqui como mãe e mulher negra é muito significativo. O programa me ajudou enquanto profissional empreendedora e me fortaleceu ainda mais como pessoa— reforça.
Outro empreendimento, entre os dez destaques, foi a NanoTex, startup especializada em desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos materiais, através da nanotecnologia voltada à engenharia de superfícies. O fundador, Rafael Cruz, ressalta a importância do aprendizado colaborativo. “No programa desenvolvemos diversos conceitos em conjunto. Aprendemos literalmente a como empreender juntos e colaborar com os demais colegas”, destaca.
Inscrições abertas para o próximo ciclo — O Shell Iniciativa Jovem está com inscrições abertas para o primeiro ciclo da 24ª edição. São 45 vagas para projetos em fase de operação e 90 para projetos em fase de ideação. As inscrições são gratuitas e destinadas a pessoas entre 20 e 34 anos que já empreendem ou têm ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas no site https://www.iniciativajovem.org.br/site/inscricao, até o dia 31 de março de 2024 (domingo).
Os jovens selecionados terão acesso a uma rede de mentores, workshops e treinamentos para desenvolver habilidades e auxiliar na elaboração e execução de projetos durante um período de três a quatro meses.
Shell Iniciativa Jovem — Desenvolvido pela Shell, o programa é executado em parceria com CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e tem como objetivo incentivar a geração de trabalho e renda, e ajudar empreendedores a se desenvolverem, formarem redes colaborativas e prosperarem suas ideias, criando soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável. A iniciativa se baseia em três pilares: inovação, ética e sustentabilidade. A partir disso, os participantes são engajados em atividades como treinamentos e mentorias, que visam o aprimoramento das estratégias e da gestão do negócio.