Pela terceira vez consecutiva, a companhia faz parte do ranking do It Forum, que analisa o cenário de inovação nas maiores empresas do país e seleciona as iniciativas em destaque do ano.
O Grupo Elfa, um dos líderes em distribuição de medicamentos, serviços e soluções logísticas para o ecossistema de saúde no Brasil., está entre “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”. Pelo terceiro ano consecutivo, a companhia é premiada pela plataforma It Forum, tendo mais uma vez se destacado com resultados de excelência em tecnologia e inovação.
A premiação avalia as ações tecnológicas implementadas, as mudanças que ocorreram nos setores e o quanto tais iniciativas foram relevantes para o dia a dia das corporações.
O Grupo Elfa inscreveu o case O avanço da IA: Nova Plataforma de Cotação com Inteligência Artificial, Machine Learning e NLP. A proposta foi desenvolvida para alavancar e aprimorar a eficiência do negócio. Para isso, a área de Digital e Inovação, liderada pelo CIO Rafael Tobara, desenvolveu uma plataforma que integra sistemas e incorpora produtos com o uso de inteligência artificial (IA), Machine learning (ML) e Processamento de Linguagem Natural (NPL). O algoritmo passou a relacionar produtos, trouxe automação de respostas e ganho de eficiência operacional e financeira.
O desafio era grande, uma vez que nos últimos anos o Grupo passou por um processo intenso de M&As, com mais de 20 aquisições. A descentralização dos processos de vendas era um dos principais pontos a ser corrigido e a implantação do projeto foi fundamental para a reorganização de dados.
Para Tobara, a tecnologia está intrinsecamente ligada ao modelo de negócios, tornando-se uma aliada nos processos de gestão. —A inovação está em todos os ambientes do Grupo Elfa e impacta a dinâmica de negócios em todas as camadas. O ambiente digital vem sendo incorporado pelos colaboradores e acreditamos que a tecnologia é um diferencial competitivo e inteligente no mercado de logística da saúde —afirma o executivo.
Um dos diferenciais do Grupo Elfa é integrar sob a mesma gestão as áreas de TI, Inovação e Customer Experience. “Isso nos permite ter uma visão ampla das necessidades do cliente, dos entraves que podem ser derrubados com soluções inovadoras e de como a tecnologia vai apoiar todo esse processo. É muito importante para nós saber que o IT Fórum e o mercado como um todo reconhece nosso trabalho”, completa Tobara.