Companhia está entre as maiores empresas brasileiras negociadas na Nyse.
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, celebra, neste mês, os 25 anos de listagem de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), nos Estados Unidos.
A entrada da Companhia na mais prestigiada bolsa de valores do mundo em 10 de março de 1999 foi realizada em um momento em que a organização fortalecia seu processo de internacionalização e ampliava sua capacidade produtiva no mercado norte-americano. —A presença da Gerdau na Nyse reflete a construção de uma reputação corporativa internacional baseada em solidez, credibilidade operacional e transparência da Empresa ao longo desses 25 anos — afirma Rafael Japur, CFO da Gerdau.
Atualmente, as ADRs (American Depositary Receipts, ou ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque) da produtora de aço representam mais de 30% do free float das ações preferenciais da Companhia. “A Gerdau segue comprometida com a geração de cada vez mais valor para nossos investidores, e a listagem na NYSE nos proporciona um acesso direto ao mercado de capitais dos Estados Unidos, onde possuímos importantes operações de produção de aços longos e aços especiais”, completa Japur.
Gerdau — Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (Nyse).