O novo serviço vai ser explorado pela distribuidora Dislub, empresa do Grupo Dislub Equador (GDE). O produto será bombeado do terminal da Ultracargo para uma barcaça através do PGL1.
Para otimizar as atividades portuárias e estimular a competitividade, as embarcações atracadas nos píeres e cais do Porto de Suape terão alternativa para abastecimento de óleo combustível marítimo, a partir de 1º de maio deste ano. A nova operação de bunker será oferecida pela Dislub, com suprimento da bp. O Grupo Dislub Equador (GDE) tem forte atuação no segmento de combustíveis nas regiões Norte e Nordeste.
Uma vez obtido o aval dos órgãos reguladores, o serviço será estratégico para a estatal portuária, reforçando a vocação de hub port do atracadouro pernambucano. A nova operação da Dislub foi oficialmente anunciada no dia 05 de março (terça-feira) à tarde, na Intermodal South America, um dos maiores eventos de logística, comércio exterior e de modais de carga do continente, realizado anualmente no Expo São Paulo, na capital paulista.
A solenidade ocorreu no estande de Suape, logo após a abertura da feira, que conta com a presença de mais de 500 expositores e expectativa de público acima de 40 mil pessoas até o dia 07 de março(quinta-feira). Além do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, e de outros representantes da estatal, participarão do anúncio o empresário Humberto Carrilho, conselheiro e acionista da Dislub Equador; Antônio Barbará, diretor comercial de Combustíveis Marítimos do grupo; e Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios. —O Porto de Suape, devido a sua localização e perfil concentrador de cargas, tem uma demanda natural por bunker. Nossa operação vai ocupar essa lacuna— enfatiza Cerquinho.
Marcio Guiot pontua que o serviço de abastecimento de óleo combustível marítimo vai reforçar a posição estratégica de Suape na região e no país, criando ainda mais valor para os navios que demandam o complexo. —Estamos criando mais um diferencial para Suape. Os armadores passarão a ter opção de abastecimento num porto de águas profundas, condição essa sendo atingida com a conclusão das obras de dragagem do canal de acesso—frisa Guiot.
Infraestrutura — Para viabilizar a operação de bunker, a Dislub contará com acesso à infraestrutura de quatro tanques com capacidade para 10 mil m³ cada um, totalizando 40 mil m³ de armazenagem de combustível. O produto será bombeado a partir do terminal da Ultracargo localizado no porto organizado para uma barcaça no Píer de Granéis Líquidos 1. Após essa etapa, a embarcação estará apta a fazer o abastecimento a contrabordo dos navios.