O programa de descarbonização visa economia significativa de energia e redução de 50% de CO2 em mais de 15 cervejarias e casas de malte da Heineken em todo o mundo até 2025. Apoio à estratégia global da Heineken com o objetivo de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2040. Contrato de serviço de desempenho e monitoramento de cinco anos da Siemens para garantir a otimização contínua do projeto. A solução é escalável e foi projetada usando um gêmeo digital, otimizando os requisitos de aquecimento e resfriamento nos processos de produção e embalagem.
A Heineken, a cervejaria mais internacional do mundo, selecionou a Siemens como parceira para seu roteiro global de produção Net Zero, como parte das ambições da Heineken de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 em todos os locais de produção até 2030.
As duas companhias trabalharão juntas em um programa de descarbonização de longo prazo que fará com que a Siemens implemente soluções de seu portfólio Siemens Xcelerator para reduzir o uso de energia em mais de 15 locais de produção de cerveja e malte da Heineken, abrangendo instalações na Ásia, Américas e Europa. Locais adicionais serão incluídos em uma segunda fase.
A Heineken e a Siemens colaboraram em um projeto inicial de consultoria e auditoria, usando um gêmeo digital para simular e analisar uma cervejaria da Heineken no mundo virtual, identificando onde economias significativas de energia poderiam ser feitas. A simulação mostrou que aproximadamente 70% do uso de energia estava ligado ao aquecimento e resfriamento necessários para o processo de fabricação de cerveja. Ao otimizar e monitorar esses sistemas por meio de um programa de ponta a ponta, a Siemens estima economia de energia entre 15-20% e uma redução média de 50% no CO2 emitido em cada planta.
— À medida em que continuamos a nos concentrar na nossa jornada para alcançar o Net Zero nos escopos um e dois, sabemos que devemos fazer movimentos ousados e ambiciosos para descarbonizar nossas operações globais. Assumir esse desafio com parceiros como a Siemens nos permite trazer conhecimento técnico e do setor para inovar rapidamente e em escala. Estamos animados por continuar esta jornada com parceiros que estão empenhados em ser pioneiros e em encontrar soluções de próxima geração, para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos de Net Zero—.
Para alcançar reduções direcionadas ao uso de energia e CO2, a Siemens implantará um programa de ponta a ponta de soluções e serviços que são escaláveis e replicáveis nas unidades de produção da Heineken. Usando dados operacionais em combinação com o gêmeo digital em cada local, a Siemens projetará e implementará um sistema para eletrificar a produção de calor e resfriamento usando bombas de calor alimentadas por energia renovável, reduzindo a dependência de vapor gerado por combustíveis fósseis. O sistema será monitorado, controlado e otimizado usando algoritmos Siemens, que utiliza análises integradas para verificar dados da planta para reduzir os custos de energia e garantir a eficiência operacional.
—Estamos orgulhosos de ser um parceiro da estratégia Net Zero da Heineken; uma jornada ambiciosa para alcançar a neutralização de gases de efeito estufa até 2040 —disse Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.
— Trabalhar com a Heineken como parceira demonstra uma abordagem completamente nova para a descarbonização baseada em dados. Ao colaborar em um programa de ponta a ponta, podemos combinar hardware, software e análises para prever e entregar os resultados de longo prazo que são cruciais para todos os setores—.
Como parte do acordo de parceria de longo prazo, a Siemens também fornecerá um contrato de desempenho e monitoramento de cinco anos, conectando as cervejarias aos sistemas da Siemens que usam dados para monitorar remotamente os locais de produção, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas durante a operação.
Da cevada ao bar, a Heineken continua a se concentrar em ações concretas para reduzir suas emissões de carbono, trabalhando em estreita colaboração com clientes, consumidores e fornecedores. Entre 2018 e 2022, a Heineken já havia reduzido as emissões totais de carbono nos escopos um e dois em 18%. Para conseguir isso, em 2022 ela aumentou seu consumo de eletricidade renovável para 58% e atualmente está investindo em soluções de calor renovável para suas cervejarias.
Em 2023, as metas de zero líquido e FLAG – Floresta (Forest), Terra (Land) e Agricultura (Agriculture) da Heineken – foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), tornando-se a primeira cervejaria global a superar esse marco de sustentabilidade.