A uma concessionária de serviços públicos nos Estados Unidos.
O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá o equipamento de geração para uma expansão de 18 MW para uma usina existente no Novo México, EUA, utilizando tecnologia de motor alternativo de combustão interna (RICE). A central funcionará com gás natural e substituirá a capacidade de geração perdida após o encerramento de uma central eléctrica a carvão e também fornecerá energia despachável flexível para a concessionária e as suas necessidades energéticas. O contrato é com a cidade de Farmington e foi registrado como entrada de pedido pela Wärtsilä em novembro de 2023.
Ao mudar do carvão para o gás natural, o projeto alinha-se com a tendência global de combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono. Os dois motores a gás Wärtsilä 34SG selecionados para este projeto também são capazes de operar com biogás, metanol sintético e mistura de hidrogênio. Eles exigem um consumo mínimo de água, o que é uma consideração importante em áreas como o Novo México, onde podem ser esperadas altas temperaturas ambientes e a água é escassa.
— Estamos entusiasmados com a parceria com a Wärtsilä neste importante projeto —disse Hank Adair, diretor de Serviços Elétricos da cidade de Farmington. —O Farmington Electric Utility System é responsável por garantir eletricidade segura, confiável e acessível aos seus contribuintes, e esta nova usina nos ajudará a garantir que cumprimos essas responsabilidades. Além disso, a eficiência e a confiabilidade da tecnologia do motor Wärtsilä reduzirão consideravelmente as emissões nocivas. Este projeto atende e supera todos os objetivos do nosso Plano Integrado de Recursos—.
—Este projeto é outro grande exemplo de que a tecnologia RICE atende às necessidades importantes dos clientes de serviços públicos dos EUA, como capacidade despachável firme com flexibilidade superior — disse Jon Rodriguez, diretor de Usinas de Motores, América do Norte da Wärtsilä Energy. isso destaca nossa dedicação em apoiar nossos clientes em sua transição para uma energia mais limpa e confiável.”
Espera-se que o equipamento Wärtsilä para o projeto seja entregue até janeiro de 2025. Quando estiver operacional, a usina fornecerá energia suficiente para fornecer eletricidade a aproximadamente 14.000 residências. Também aumentará o emprego local.
A Wärtsilä instalou mais de 70 usinas de energia, bem como 29 instalações de armazenamento de energia nos EUA desde 1981. Essas instalações têm uma capacidade total combinada de mais de 6,9 GW.