Esta tecnologia terá um papel fundamental na oferta de uma melhor experiência de viagem, com recomendações personalizadas para cada viajante. O Conselho Mundial de Viagens e Turismo instou as empresas do setor a adotarem com responsabilidade as vantagens da IA. A IA é essencial para promover a sustentabilidade com uma gestão eficiente dos recursos, monitorizando e minimizando os impactos ambientais.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e a Microsoft destacaram o poder transformador da aplicação da Inteligência Artificial (IA) para o setor, o que marca um compromisso com um futuro digital que oferece experiências únicas aos viajantes.
O relatório, “Introdução à Tecnologia de Inteligência Artificial (IA): Guia para Líderes de Viagens e Turismo”, é a primeira parte de um relatório abrangente sobre Inteligência Artificial e destaca como a IA está preparada para redefinir os padrões de viagens e turismo.
Como líder global da indústria, o WTTC está empenhado em impulsionar a inovação e apoiar o setor na adoção da IA e de outras tecnologias de ponta. O relatório observa que a IA pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de uma experiência de viagem melhorada, agora e no futuro.
Além disso, esta tecnologia pode impulsionar recomendações personalizadas e estratégias de marketing, analisando dados dos viajantes, otimizando estratégias de preços através de ajustes em tempo real e oferecendo respostas instantâneas e interações personalizadas através de sofisticados chatbots alimentados por IA.
O relatório também destaca que as capacidades da IA se estendem à previsão de padrões futuros de procura, à alocação eficiente de recursos e ao fornecimento de informações valiosas aos governos e às partes interessadas no setor das viagens e do turismo.
De referir que este contributo pode ser fundamental para promover a sustentabilidade com uma gestão eficiente dos recursos, através da monitorização e minimização dos impactos ambientais, garantindo um setor mais responsável e sustentável.
— À medida que navegamos no cenário de viagens e turismo em constante evolução, a IA está emergindo como um catalisador para mudanças positivas. As capacidades transformadoras destacadas neste relatório demonstram que “a IA não é apenas uma tecnologia avanço, é uma ferramenta estratégica que pode personalizar a experiência do cliente, impulsionar melhorias sustentáveis e criar modelos de preços em tempo real— disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
Por sua vez, Julie Shainock, Gerente Geral de Viagens, Transportes e Logística da Microsoft, disse: “O uso de modelos de IA em todo o setor de viagens permite maior produtividade para as empresas e impulsiona uma experiência de consumidor mais personalizada.
—Para os viajantes, a capacidade de gerar mais inspiração e ofertas personalizadas na reserva para fornecer ferramentas aos consumidores para ajudá-los proativamente enquanto estão no destino a antecipar as suas necessidades com informações relevantes para melhorar a sua viagem. para aumentar a produtividade, automatizar o previsível e permitir que nossa abordagem centrada no ser humano para momentos de alto valor nas viagens brilhe ainda mais—.
Apesar dos exemplos crescentes de aplicações de IA nas viagens e no turismo, o relatório revela que o sector está atrasado em relação a outras indústrias voltadas para o consumidor na adopção desta tecnologia. O aumento da aplicação da IA em vários sectores ao longo do último ano representa agora uma força relevante, e o sector das viagens deve agir agora para aproveitar o seu impacto.
Os desafios que as empresas de viagens e turismo devem superar incluem a escassez de trabalhadores qualificados em IA, infraestruturas limitadas para a sua aplicação e a ausência de uma “estratégia de IA” formal em muitos planos de negócios.
O WTTC insta as empresas de viagens e turismo a adotarem a IA como uma prioridade estratégica, investindo fortemente em talentos para promover a colaboração entre humanos e IA.
No meio de preocupações sobre o impacto da IA no emprego, o relatório aborda o potencial de criação de emprego, reconhecendo que, embora a IA seja perturbadora, irá, por sua vez, gerar novas oportunidades.
Na procura de práticas sustentáveis de IA no sector das viagens e turismo, a gestão responsável de dados surge como uma estratégia crucial.
A implementação de medidas como a minimização de dados, o armazenamento eficiente e a eliminação responsável de dados torna-se essencial para as organizações que procuram reduzir as suas emissões de carbono ao utilizar novas tecnologias digitais e diminuir significativamente a sua pegada ambiental de IA.
O relatório explora as aplicações da IA na sociedade e nos negócios, enfatizando a necessidade de uma concepção segura e responsável de sistemas de IA nas viagens e no turismo, marcando um marco no compromisso do sector com a inovação e a sustentabilidade, e mostra o potencial da IA para moldar uma melhor futuro.