O terminal capixaba teve 6,65 milhões de toneladas em movimentação de cargas, o melhor resultado financeiro, ampliou a área de armazenagem e estreitou parcerias importantes.
O ano em que o Portocel completou 45 anos —2023 — também foi o melhor da história do terminal em termos de resultados. Localizado em Aracruz, Norte do Espírito Santo, o Porto registrou incremento de carga de 6% em relação ao ano anterior, com 6,65 milhões de toneladas movimentadas, a maior marca da sua história (contra 6,26 milhões de toneladas em 2022).
Também teve o melhor Ebitda já registrado, com aumento de 30% frente a 2022, e o melhor desempenho em segurança, com a menor taxa de gravidade já alcançada, o que reflete as iniciativas e projetos adotados pelo terminal para intensificação das medidas e de uma cultura madura, que preza pela segurança e bem-estar dos trabalhadores que atuam no porto.
E isso não é tudo: no mês de dezembro passado, o porto estabeleceu um novo recorde de movimentação mensal de celulose, ao embarcar 642,8 mil toneladas, quase 33% acima do total registrado em dezembro de 2022 (483,8 mil toneladas). A celulose foi destaque em 2023, com um total de 6,24 milhões de toneladas. Contribuiu para isso a movimentação da LD Celulose, empresa localizada entre os municípios de Indianópolis e Araguari (MG), que começou a operar em meados de 2022, e exporta pelo Portocel toda a sua produção de celulose solúvel, aonde chega por ferrovia.
O terminal escoa, ainda, toda a celulose que a Suzano produz nas plantas industriais de Aracruz (ES) e Mucuri (BA); toda a produção da Cenibra, que vem de Belo Oriente (MG) por ferrovia; e toda a produção da Veracel, sediada em Eunápolis (BA), que chega por cabotagem marítima. Além de celulose, em 2023 o terminal movimentou 412 mil toneladas de cargas gerais, tendo o granito, produtos siderúrgicos e cargas de projetos como principais movimentações do ano.
Expansão de área — O Portocel encerrou 2023 com importante reforço em sua área, incorporando 300 mil m² que ampliaram em 60% os espaços disponíveis para disposição de cargas, localizada em terreno aberto contíguo ao terminal. A ampliação de áreas cria possibilidades para movimentação de novos produtos, como café, fertilizantes, veículos, cargas de projeto e outras.
—Estamos atentos às oportunidades de utilizar nossa excelência operacional na movimentação de cargas diversificadas. A ampliação de nossa área operacional deixa o porto ainda mais preparado para essa missão— salienta Alexandre Billot Mori, gerente-executivo de Operações do Portocel. Ele acrescenta que Aracruz vem se consolidando como um hub logístico importante, atraindo negócios para a região e tendo, ainda, o diferencial de fazer parte da área de abrangência da Sudene.
—Estamos cada vez mais preparados para atrair novos parceiros de negócios— salienta.
Juntamente com o expressivo desempenho operacional, o porto consolidou importantes parcerias em 2023, uma delas com o terminal de Verbbruge, na Holanda, na operação do spreader automático para movimentação de cargas. Desenvolvido pelo Portocel, o equipamento teve uma operação assistida, no porto holandês, acompanhada por representantes do terminal capixaba, da Saur (parceira no desenvolvimento da solução) e do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, apresentando excelentes resultados. O objetivo foi avaliar a performance do equipamento na outra ponta: o desembarque de celulose.
Um terminal em Santos — Portocel está explorando novas possibilidades não apenas no Espírito Santo: conforme anunciou recentemente, passará a operar um dos terminais utilizados pela Suzano no porto de Santos, para onde vai levar sua experiência na movimentação de celulose. Será responsável pela exportação de parte da produção da Suzano oriunda da fábrica de Ribas do Rio Pardo (MS), em fase de construção.
Fertilizantes — Outra novidade é a parceria para iniciar a movimentação com fertilizantes, por meio da Adufértil. Com investimentos da ordem de R$ 65 milhões e previsão de gerar 90 empregos diretos, além de cerca de 300 outros indiretos, a Adufértil, que tem sede em Campinas (SP), passará a utilizar o Portocel para importação e manuseio do produto destinado aos clientes. Um desses clientes é a Suzano, líder mundial na produção de bioprodutos derivados do eucalipto, além de outros players do segmento.
Reconhecimentos — O ano que passou também foi de importantes reconhecimentos para Portocel em âmbito nacional. Com o equipamento spreader automático, o terminal conquistou o primeiro lugar, na categoria Inovação Tecnológica Portuária, no Prêmio ATP (Associação de Terminais Portuários Privados); que também conferiu ao Portocel o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Energética Portuária, com o projeto “Manobras Portuárias Sustentáveis”. E conquistou ainda, em 2023, o Prêmio Cubo Itaú, com o projeto do calado dinâmico, que permite ao terminal ampliar o calado de acordo com as condições das ondas, ventos e marés, aproveitando melhor a capacidade de carga dos navios, com mais agilidade e segurança na operação de atracação e desatracação.
O terminal também conquistou prêmios regionais, como o Farol do Bem, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer-ES), em que ficou em primeiro lugar na categoria Inovação nas Organizações, além de ter sido Empresa Destaque com o projeto Ecociclo, o mesmo que também foi destaque no Prêmio Biguá de Sustentabilidade. Na categoria Ação Social do Farol do Bem, conquistou ainda o primeiro lugar com o projeto Agente do Bem, que visa a conscientização sobre o combate à violência infantojuvenil no município de Aracruz, e que resultou na instituição de uma lei municipal sobre o tema.
Depois dos resultados expressivos obtidos em 2023, a expectativa do Portocel para este ano é bastante positiva: “continuamos buscando estabelecer novas parcerias, como parte da nossa estratégia de alavancar resultados e explorar ao máximo a nossa capacidade de movimentação de cargas com inovação e sustentabilidade”, observa Mori.
Portocel — Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.