pulmao-gilead

02/02/2024

Estudo Evoke-01 de fase 3 revela taxa de sobrevida global

Com tratamento em câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) metastático.

A Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) anunciou que o estudo Evoke-01 de fase 3 não atingiu seu desfecho primário de sobrevida global (SG) em câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) metastático previamente tratado. O Evoke-01 está avaliando sacituzumabe govitecana versus docetaxel em pacientes com CPNPC metastático ou avançado que progrediram durante ou após quimioterapia à base de platina e terapia com inibidor de checkpoint imune.

Foi observado no estudo aumento numérico que favoreceu sacituzumabe govitecano no desfecho de sobrevida global, em pacientes que apresentavam ambas histologias, escamosa e não escamosa. O perfil de segurança do sacituzumabe govitecana foi consistente com estudos anteriores. O sacituzumabe govitecana foi geralmente bem tolerado e não foram identificados novos sinais de segurança nesta população de pacientes.

Uma diferença de mais de três meses na mediana da SG favorecendo sacituzumabe govitecana foi observada em um subgrupo de pacientes que não responderam à terapia anti-PD-(L)1 anterior, representando mais de 60% da população do estudo. Esta análise foi pré-especificada no protocolo, mas não controlada por alfa para testes estatísticos formais. Esta magnitude de diferença não foi observada no subgrupo de pacientes com resposta à terapia anti-PD-(L)1 anterior. A Gilead pretende explorar caminhos potenciais para compreender melhor o papel que sacituzumabe govitecana pode ter nestes pacientes, importante necessidade médica não atendida.

A Gilead planeja discutir os resultados deste estudo com as agências regulatórias. Os dados serão apresentados em uma próxima conferência médica.

—Nossos dados nos dão confiança para continuar acreditando no potencial do sacituzumabe govitecana no CPNPC metastático e no nosso programa de desenvolvimento clínico para câncer de pulmão— disse Dr. Merdad Parsey, PhD, chief Medical Officer de Devopment da Gilead Sciences. —Tratar o CPNPC metastático que progrediu durante ou após quimioterapia à base de platina apresenta desafios significativos e a necessidade de tratamentos seguros e eficazes ainda compreende uma necessidade médica não atendida. Trabalharemos para melhor identificar as populações de pacientes com CPNPC metastático que podem se beneficiar do sacituzumabe govitecana—.

O programa de desenvolvimento clínico da Gilead para CPNPC metastático é amplo e inclui estudos pivotais de fase 3 e estudos de fase 2 em andamento. Com base em evidências preliminares robustas de eficácia e segurança do estudo Evoke-02 de fase 2 de sacituzumabe govitecana em combinação com pembrolizumabe, apresentado na Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão de 2023, a Gilead continua confiante no seu estudo de fase 3 em andamento, Evoke-03, em primeira linha para CPNPC. O estudo Evoke-03 está atualmente em fase de recrutamento de pacientes. Além disso, a Gilead tem um amplo programa de desenvolvimento clínico em câncer de pulmão com domvanalimabe, um anticorpo anti-Tigit fc-silencioso experimental.

Apesar dos recentes avanços com múltiplas opções de tratamento com imunoterapia para CPNPC metastático de primeira linha, importante porcentagem de pacientes apresenta progressão da doença. Apenas cerca de 35- 55% dos pacientes respondem a combinações baseadas em imunoterapia na primeira linha e, após a progressão, as opções de tratamento disponíveis são limitadas, especialmente para aqueles que não tiveram resposta à imunoterapia. O desenvolvimento de novas opções para pacientes que progrediram com quimioterapia à base de platina e terapia com inibidores de checkpoint imune é um desafio, com avanços limitados.

A Gilead gostaria de agradecer aos pacientes, familiares, investigadores e defensores que contribuíram para esta importante pesquisa.

Sacituzumabe govitecana é um anticorpo-droga conjugado (ADC) dirigido por Trop-2 que demonstrou vantagens significativas de sobrevida em dois tipos diferentes de câncer de mama metastático e relevantes os desfechos clínicos para pacientes com câncer urotelial metastático em segunda linha.

Sacituzumabe govitecana não foi aprovado por nenhuma agência reguladora para o tratamento de CPNPC metastático. A sua segurança e eficácia não foram estabelecidas para esta indicação.

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células Metastático — Em todo o mundo, mais de dois milhões de pessoas foram diagnosticadas com câncer de pulmão em 2020. O câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) é o tipo mais comum de câncer de pulmão, representando até 85% dos diagnósticos. Cerca de metade dos casos de CPNPC são diagnosticados na fase metastática (57%), quando o tratamento é especialmente limitado. Mesmo em pacientes cuja doença é detectada precocemente, metade acabará por progredir para o estágio metastático dentro de cinco anos. Pacientes recém-diagnosticados têm várias opções de tratamento, incluindo terapia à base de platina, inibidores de checkpoint imune e terapias direcionadas. No entanto, existem opções de tratamento limitadas, uma vez que os pacientes com CPNPC metastático progridem durante ou após quimioterapia à base de platina e inibidores de checkpoint imune.

Estudo Evoke-01 —O estudo Evoke-01 é um estudo global, multicêntrico e aberto de fase 3, randomizado 1:1 para avaliar sacituzumabe govitecana vs. docetaxel em pacientes com CPNPC avançado ou metastático que progrediram durante ou após quimioterapia à base de platina e terapia com inibidor de checkpoint imune. O estudo incluiu 603 participantes. O desfecho primário é a sobrevida global (SG). Os principais desfechos secundários incluem sobrevida livre de progressão (SLP), taxa de resposta objetiva (TRO), duração da resposta (DDR) e taxa de controle da doença (TCD), conforme avaliado pelo investigador de acordo com os Critérios de Avaliação de Resposta em Tumores Sólidos (Recist 1.1) e segurança. Medidas de eficácia adicionais incluem o tempo até a primeira deterioração no domínio da falta de ar, conforme medido pela pontuação do Questionário de Avaliação de Sintomas do CPCNP (CPCNP-SAQ) e o tempo até a primeira deterioração da Pontuação Total do CPCNP-SAQ. Mais detalhes do estudo estão disponíveis no site ClinicTrials (NCT05089734).

Sacituzumabe Govitecana — Sacituzumabe govitecana é um anticorpo-droga conjugado dirigido a Trop-2. Trop-2 é um antígeno de superfície celular altamente expresso em vários tipos de tumores, inclusive em mais de 90% dos cânceres de mama, bexiga e pulmão. O sacituzumabe govitecana foi projetado intencionalmente com um ligante hidrolisável ligado ao SN38, uma carga útil do inibidor da topoisomerase I. Esta combinação única proporciona atividade potente tanto para as células que expressam Trop-2 quanto para o microambiente tumoral através de um efeito bystander.

O sacituzumabe govitecana está aprovado em quase 50 países, com múltiplas revisões por agências regulatórias em andamento em todo o mundo, para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (CMTN) localmente avançado ou metastático irressecável que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, pelo menos uma para doença metastática.

O sacituzumabe govitecana também foi aprovado para tratar pacientes com câncer de mama metastático RH+/HER2- previamente tratado na Austrália, Brasil, Canadá, União Europeia, Israel, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Nos EUA, o sacituzumabe govitecana tem aprovação acelerada para o tratamento de pacientes com câncer urotelial metastático de segunda linha.

Sacituzumabe govitecana está sendo investigado para uso em potencial uso em outras populações com CMTN, RH+/HER2- e câncer urotelial metastático, bem como em uma variedade de tipos de tumores nos quais Trop-2 é altamente expresso, incluindo câncer de pulmão de não pequenas células(CPNPC) metastático, câncer de cabeça e pescoço, câncer ginecológico e câncer gastrointestinal.