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27/01/2024

VLI economiza 3 milhões de litros de diesel com ferramenta Fuelytics

E reduz emissões de CO₂.

A VLI atingiu a marca de 3 milhões de litros de diesel economizados até 2023 por meio da implementação bem-sucedida da ferramenta Fuelytics. Essa ferramenta, baseada em modelagem matemática, prioriza ações operacionais para otimizar o consumo de combustível. A significativa redução no consumo resultou em uma diminuição equivalente a cerca de sete mil toneladas de CO₂ nas emissões atmosféricas.

O Fuelytics está plenamente operacional nos corredores logísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Norte-Sul (FNS – Tramo Norte), ambas administradas pela VLI. Esta ferramenta destaca o caráter sustentável do transporte de cargas por ferrovias, evidenciando emissões de CO₂ inferiores em comparação com o transporte rodoviário.

Cesar Toniolo, gerente-geral de Engenharia de Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI, destaca o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções para o aumento contínuo da eficiência energética. —A implementação constante de tecnologias em nossas operações nos permite alcançar resultados consistentes, alinhados com nosso compromisso de reduzir emissões atmosféricas— afirma Toniolo.

Desenvolvido no Inova VLI, programa de intraempreendedorismo da empresa, o Fuelytics passa por aperfeiçoamento contínuo, visando oferecer acompanhamento de resultados, centralizando informações para facilitar a usabilidade e autonomia dos colaboradores.

A ferramenta Fuelytics reúne dados operacionais, incluindo informações dos computadores de bordo das locomotivas. Por meio de modelagem matemática, identifica variáveis com alto potencial de redução de combustível por localidade, priorizando ações para otimização.

Além do Fuelytics, a VLI investe em outras iniciativas para aumentar a eficiência energética, incluindo o sistema Leader. Implementado nas operações da Ferrovia Norte-Sul VLI e nos corredores Leste e Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, esse software permite a condução semiautônoma quando o trem atinge velocidade superior a oito quilômetros por hora, estimando uma economia de combustível de 7% nos Corredores Leste e Sudeste e 3,5% no Corredor Norte.