por-sol-cristo-rio

17/01/2024

Verão e Carnaval devem aquecer as vendas do comércio carioca

Estimativa do CDLRio e do SindilojasRio é de um crescimento de 2,5%.

O comércio lojista do Rio de Janeiro estima um aquecimento nas vendas durante o verão e o carnaval superior a 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Como estratégia estão estimulando os consumidores com promoções, descontos, brindes e forma de pagamento diferenciado. A estimativa é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do SindilojasRio – Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o verão e o carnaval tem significado especial para o comércio carioca. É uma estação que coincide com a alta temporada turística, reunindo ao mesmo tempo — férias escolares e o carnaval. Um pacote perfeito dentro de uma embalagem bem tropical: o calor.

—Essas coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda de praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires, estas beneficiadas pelo carnaval. Os lojistas estão animados com o grande número de visitantes que estão na cidade e esperam uma presença ainda maior do número de turistas nacionais e estrangeiros para o Carnaval— diz Aldo.

—O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. A mudança de calendário constitui fonte de maiores expectativas para os rumos da economia brasileira, ao mesmo tempo que serve de aprendizado para inovações. A chegada da IA e a disseminação do 5G farão muita diferença nesse processo, que pode resultar na melhor gestão do estabelecimento e ganhos de produtividade e lucratividade. Basta saber como utilizá-los. O comércio necessita aprender com as experiências, atuando no presente com as melhores ferramentas a fim de conseguir superar a concorrência, fazendo a diferença empresarial junto a sociedade— conclui Aldo Gonçalves.