Memorando de entendimentos (MoU) foi celebrado em paralelo ao Fórum de Minerais do Futuro com a Comissão Real de Jubail e Yanbu, região em que negócio de briquetes de minério de ferro será implantado.
A Vale e a Comissão Real de Jubail e Yanbu, na Arábia Saudita, assinaram no dia 11 de janeiro (quinta-feira) um memorando de entendimentos para desenvolver um projeto de briquetes de minério de ferro no país árabe. De acordo com informações do jornal Arab News do dia 12 de janeiro (sexta-feira), o acordo foi assinado em paralelo ao Fórum de Minerais do Futuro, que é realizado em Riad, a capital saudita.
O CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, participou de um painel no fórum e, nele, destacou as inovações e avanços tecnológicos planejados para o “mega hub” da cidade industrial de Ras al-Khair, que está sob a custódia da Comissão Real de Jubail e Yanbu. Segundo a publicação, a Vale informou que sua participação no encontro sublinha o seu papel no setor sustentável de mineração daquela região e demonstrou que está alinhada com a Visão 2030 da Arábia Saudita. No mesmo encontro, a Vale apresentou seus planos para a região. A mineradora brasileira tem uma unidade produtiva em Sohar, Omã, desde 2007.
Em setembro de 2023, a Vale assinara uma carta de intenções para atuar na Arábia Saudita em parceria com uma empresa da Índia. Pelo acordo de então, a proposta era instalar uma unidade de processamento de minério em Ras al-Khair onde seriam produzidos os briquetes e pelotas. Briquetes são aglomerados de minério que emitem 10% menos gás carbônico em sua produção em relação aos processos tradicionais. | ANBA