BAE Systems forneceu seus sistemas de propulsão Gen3 e de gerenciamento de energia para reduzir drasticamente a demanda de combustível.
A Mack Defense anunciou que se uniu à BAE Systems, líder em propulsão elétrica para veículos pesados, para fornecer uma solução de propulsão alternativa para os protótipos de caminhões táticos (Common Tactical Truck – CTT) do Exército dos EUA para testes. A BAE Systems forneceu seus sistemas de propulsão Gen3 e de gerenciamento de energia de acessórios para a Mack Defense para integração nas variantes de caminhões para reduzir drasticamente a demanda de combustível.
—O Exército dos EUA solicitou que fornecêssemos soluções para maximizar a eficiência operacional do caminhão tático em aspectos como a redução da demanda de combustível para ajudar a definir os requisitos finais do programa— disse David Hartzell, presidente da Mack Defense. —A BAE Systems tem ampla experiência em tecnologias de propulsão eletrificada para plataformas comerciais e militares – oferecendo a melhor solução da categoria para esse programa —comentou.
A solução Gen3 da BAE Systems inclui um motor/gerador elétrico e uma inovadora eletrônica de potência para criar um modo de transporte mais eficiente para os caminhões. A mais recente tecnologia de acionamento elétrico da empresa utiliza materiais avançados, como o carbeto de silício, e aumenta a eficiência elétrica para melhorar o desempenho do veículo. Esse sistema proporciona maior economia de combustível para os veículos, uma capacidade estendida de operação em marcha lenta e energia exportável.
A BAE Systems tem mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e integração de sistemas de propulsão elétrica para ônibus urbanos, barcos, caminhões pesados e veículos militares. A empresa já forneceu mais de 16 mil sistemas de energia e propulsão em todo o mundo para companhias, como o Grupo Volvo, o que permitiu à Mack Defense aproveitar essa experiência e aplicá-la ao programa CTT.
—Nosso sistema de próxima geração utiliza tecnologias avançadas e componentes comerciais comprovados de base comercial que ajudarão a modernizar a frota de caminhões táticos do Exército dos EUA— disse Bob Lamanna, vice-presidente e gerente-geral de Propulsion Solutions da BAE Systems. —O projeto escalável da BAE Systems é uma solução preparada para o futuro, que não apenas melhorará a eficiência do combustível, mas também fornecerá ao Exército dos EUA um nível mais alto de uniformidade, permitindo a rápida integração com novos demandas e soluções—.
A Mack Defense recebeu um contrato de protótipo para a primeira fase do programa CTT do Exército dos EUA em janeiro de 2023. Os protótipos serão testados e avaliados para determinar os requisitos finais para a próxima geração de caminhões para iniciar a modernização e substituição da frota do Exército dos EUA de aproximadamente 35 mil caminhões táticos pesados, que realizam uma ampla gama de missões de logística de combate, suporte e de missões de apoio.