marco-mecchi

09/01/2024

AZ Quest lidera ranking de fundos multimercado em 2023

Levantamento feito com dados da Quantum mostra que apenas 9 deles superaram o CDI no ano passado, sendo três da gestora.

Os fundos multimercados tiveram um ano desafiador em 2023. De acordo com levantamento feito com dados da Quantum, apenas 9 deles superaram o CDI (13%), sendo três da AZ Quest. O AZ Quest Multi PWR obteve o melhor retorno, com 17,4%, o AZ Quest Multi Max ficou em terceiro lugar, com 15,7%, e o AZ Quest Multi, em sexto, com 13,8%.

—De modo geral, tínhamos uma visão relativamente mais construtiva para o Brasil, principalmente no começo do ano, quando o mercado ainda estava desconfiado sobre o sucesso no controle dos gastos do Governo e a aprovação do Arcabouço Fiscal. No início de 2023, as maiores contribuições positivas para o resultado dos fundos vieram de posições em moedas, principalmente na compra do Real brasileiro, e também em posições aplicadas em taxas pré-fixadas via opções— diz Marco Mecchi, head de estratégia macro da AZ Quest.

De acordo com ele, no mês de abril, os fundos obtiveram resultados positivos no book de Bolsa Local, comprado em Ibovespa e em ações da Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4). O livro de Juros Locais também contribuiu positivamente, com destaque para as posições em NTN-Bs longas, assim como nas posições de Pré (via opções na parte curta e aplicado em futuro de DI na parte intermediária da curva). E o cenário praticamente se repetiu em maio e junho.

—Em determinado momento do ano, o mercado de forma geral percebeu que o cenário no Brasil era positivo, comparado a outros países (mesmo os desenvolvidos). O Brasil fez a lição de casa antes, com o ciclo de alta de juros, e por conta disso, pôde ser o um dos primeiros a começar o ciclo de queda. Foi neste momento que os preços vieram para patamares mais condizentes com a realidade do país— completa Mecchi.

Para terminar o ano, em novembro e dezembro, o book de Bolsa Local teve resultado positivo, com posição comprada em Ibovespa, índice Small Caps (SMAL11) e em uma carteira de ações enxuta – Petrobras (PETR4), Itaú (ITUB4) e BTG (BPAC11). O livro de Juros Locais também contribuiu positivamente, com posições na curva Pré. Maior parte do tempo aplicado nos DIs Jan/25 e Jan/26 (com variações táticas), posição menor tomada no DI Jan/24, tomada no DI Jan/31 e posição comprada em NTN-Bs em diversos vencimentos (com maior peso na NTN-B 2050).

Em mercados de Bolsas Internacionais, o resultado também foi levemente positivo, com posições táticas comprada em S&P, Russell, e Nasdaq, e vendida em Euro Stoxx.

O book de Moedas também deu resultado positivo, com posições vendidas em Euro, e comprada em Real e Peso mexicano.

Em Juros Internacionais, o resultado também foi positivo, com posições tomadas na inclinação 5Y x 10Y das Treasuries e, em menor grau, dos Bunds Alemães.

Por fim, em Commodities, o resultado também foi positivo, com operações táticas em futuros de petróleo.

Perfil — Fundada em 2001, associada ao Grupo Azimut desde 2015 e a XP Inc desde 2021, a AZ Quest é uma das maiores e mais tradicionais gestoras independentes de fundos do Brasil, oferecendo uma plataforma diversificada de produtos de alta qualidade nas estratégias Macro, Renda Fixa, Renda Variável, Crédito Privado, Arbitragem, Sistemáticos, Agronegócio, Infraestrutura, Internacionais, Imobiliários e suas versões Previdenciárias.