frigorifico-brf

28/12/2023

BRF integra pelo 17º ano Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

Companhia está presente pela 17ª vez na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), e no Índice Carbono Eficiente (ICO2) desde sua criação, em 2010.

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, integra pelo 17º ano o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e pela 13ª vez o Índice Carbono Eficiente (ICO2), ambos organizados pela B3. O ISE é uma ferramenta para análise comparativa de performance das empresas listadas na bolsa de valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. Já o ICO2, tem como objetivo reforçar o comprometimento das companhias quanto à transparência de suas emissões de gases de efeito estufa.

A presença nos índices reforça a governança positiva da empresa sobre seu Plano de Sustentabilidade, estruturado em cinco pilares estratégicos: Mudanças Climáticas; Recursos Naturais; Bem-estar animal, Cadeia de Suprimentos e Responsabilidade Social. Com ações transparentes e eficientes, a Companhia avança em sua jornada de crescimento sustentável, gerando valor aos seus stakeholders.

—Incorporamos critérios de sustentabilidade à gestão estratégica, além da estipulação de metas e compromissos públicos, com o objetivo de gerar valor econômico, ambiental e social em nossa cadeia produtiva— explica Raquel Ogando, diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF.

Ainda segundo a executiva, a Companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, alinhado ao Conselho de Administração, bem como um Comitê Executivo de Sustentabilidade, órgão dedicado ao acompanhamento e desempenho, riscos e oportunidades relacionados ao tema.

Dentre os avanços do Plano BRF de Sustentabilidade, destaque para.: Mudanças Climáticas: redução, em 2022, de 26% nas emissões absolutas de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 em relação ao ano-base (2019);

100% dos fornecedores diretos mapeados e alinhados à política de compra sustentável de grãos nos biomas da Amazônia e do Cerrado e 75% dos indiretos para ambos os biomas.

Em 2023, Sadia passou a contar com três itens carbono neutro: couve-flor wings; nuggets de legumes e nuggets de proteína vegetal

Recursos Naturais: cerca de 90% do consumo de energia elétrica em nível global já é proveniente de fontes renováveis;

Cerca de 8% de redução no consumo de água por tonelada produzida no consolidado atual de 2023;

Mais de 1500 produtores integrados utilizando painéis solares;

Bem-estar animal: de 11 compromissos públicos de BEA, seis já foram entregues: 100% de certificação em bem-estar animal em todas as unidades de abate de aves e suínos no país, conforme protocolos globais do Instituto Norte-Americano da Carne e do Conselho Nacional do Frango (dos EUA);

100% das aves do sistema global de integração livres de gaiolas;

No Brasil 100% de ovos cage free nos processos industriais de alimentos;

Cadeia de Suprimentos Sustentável: 100% das embalagens de margarina Qualy compensadas;

80% das embalagens da Companhia recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis;

Em parceria com a Eureciclo, 12 mil toneladas de plástico foram recicladas;

Responsabilidade Social: em 11 anos, mais de 3,5 milhões de pessoas impactadas pelo Instituto BRF;

Uma das maiores empregadoras de refugiados do mundo, com mais de cinco mil colaboradores;

A nova carteira do ISE terá vigência de janeiro a abril de 2024, e contará com ações de 78 companhias listadas na B3.