É a primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice. O ingresso pioneiro da companhia no principal índice global de sustentabilidade passou por uma avaliação criteriosa de suas práticas de gestão social, ambiental, de governança e econômica.
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do País, ingressou neste mês pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index, em inglês, ou DJSI) da edição de 2023. O DJSI é um dos índices mais reconhecidos na avaliação de rendimento sustentável de empresas listadas em bolsa e avalia companhias de diferentes continentes. É um feito pioneiro, pois a Rumo é a única empresa brasileira do setor de logística a figurar no índice internacional. Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam no mundo por suas práticas de gestão social, ambiental, de governança e econômica.
—O reconhecimento do Dow Jones nos confirma que estamos trilhando uma jornada histórica no setor de infraestrutura nacional. Essa conquista reflete o trabalho diário e incansável dos nossos quase nove mil colaboradores na entrega de uma logística ferroviária eficiente e segura. Além de garantir a segurança alimentar global ao movimentar grãos do Brasil para o mundo, também investimos para que a nossa operação tenha impactos positivos e perenes, seja por meio da redução de emissões, seja por meio da geração de empregos e oportunidades para diversos perfis de pessoas — comenta Cristiano Brasil, vice-presidente de Gente, TI, Comunicação, ESG, Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Facilities da Rumo.
Seleção criteriosa — A nova composição do índice é definida após a avaliação de um questionário respondido pelas empresas e, também, por meio das informações públicas disponíveis em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e em websites. A conquista alcançada é resultado de um esforço em conjunto ao longo dos anos que comprova a consistência do direcionamento da empresa no que diz respeito a pauta de sustentabilidade, abrangendo desde questões sociais: direitos humanos, práticas trabalhistas, saúde, segurança e bem-estar, e diversidade; a questões ambientais: emissões e gestão das mudanças climáticas e recursos naturais; bem como de governança: ética, transparência, riscos, materialidade, cadeia de fornecedores entre outros, que é essencial para a longevidade do negócio e para agregar valor aos projetos e operações, de modo a reduzir os impactos provenientes da atuação da concessionária, pavimentando o caminho para uma economia cada vez mais sustentável.
Carteiras ingressadas— O ingresso da Rumo no índice ocorreu em duas carteiras: a Dow Jones Sustainability™ World Index, e a Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets. A carteira Dow Jones Sustainability™ World Index é composta por ações das maiores empresas do mundo, que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo desempenho em sustentabilidade e adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas. É uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos responsáveis.
A carteira Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets compreende líderes de sustentabilidade de mercados emergentes. O objetivo é elencar empresas de setores diferentes com base em critérios econômicos, ambientais, de governança e sociais. Tanto a World Index quanto a Emerging Markets são válidas por um ano, e após esse período é feita uma nova análise para determinar se as empresas permanecem ou não na(s) carteira(s).