A Transpetro fecha 2023 com a assinatura do patrocínio do Craque do Amanhã, projeto que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão e transformação social e atende jovens em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro e São Paulo. Para o presidente da companhia, Sérgio Bacci, a iniciativa encerra o ano com chave de ouro. —É uma grande honra patrocinar um projeto que faz do esporte a ferramenta para que jovens possam ter melhores oportunidades —comemora.
Para celebrar a parceria que beneficia a Unidade de Atendimento de São Gonçalo (RJ) e os resultados do Craque do Amanhã ao longo desse ano, a companhia participou no dia 20 de dezembro(quarta-feira), do evento “Fim de Ano Feliz 2023”. A festa, organizada pelo projeto, contará com três partidas de futebol. Duas serão preliminares. A terceira e principal, o Jogo das Estrelas, será transmitida ao vivo pelo SporTV.
O Craque do Amanhã, patrocinado via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, trabalha o esporte paralelamente a ações educacionais, culturais e socioassistenciais, visando gerar um ambiente favorável ao desenvolvimento físico, psicológico, educacional e social para jovens com idade entre oito e 17 anos, de ambos os sexos, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino. Atualmente, possui cinco unidades de atendimento: duas no município de São Gonçalo (RJ), uma em Duque de Caxias (RJ), uma em Belford Roxo (RJ) e uma no município de Santa Isabel (SP).
As famílias também são acompanhadas por uma equipe psicossocial, que acompanha o desenvolvimento destes jovens e seus responsáveis, totalizando aproximadamente 4,5 mil pessoas beneficiadas mensalmente. Além da capacitação esportiva na modalidade futebol, os jovens recebem acompanhamento da saúde física, mental e psicossocial; lanches diários e cesta básica mensal; monitoramento educacional por meio da frequência e rendimento escolar; aulas de introdução à língua inglesa; e preparação para o Programa Jovem Aprendiz, além de participarem de cursos de qualificação profissional e atividades pedagógicas e culturais.
Criado em 2012, o projeto tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love, Éverton Ribeiro e Paulo Henrique Ganso. Para o coordenador geral do Craque do Amanhã, Felipe Espose, ter o patrocínio da Transpetro agrega valor, credibilidade e transparência ao projeto. —Esse apoio garante a continuidade de um trabalho que não está limitado ao esporte, mas à formação de cidadãos e ao encaminhamento para o mercado de trabalho— frisa.