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18/12/2023

Como usar Whatsapp Business: dicas para otimizar o atendimento

Saber como usar WhatsApp Business aumenta suas chances de reter bons nomes, afinal, grande parte do seu público-alvo está frequentemente ativo neste aplicativo, verificando status, conversando e fazendo compras.

A concorrência, por exemplo, usa o mensageiro para causar uma boa primeira impressão aos clientes e encantá-los com um atendimento personalizado. Entenda de que forma você pode trabalhar com a versão empresarial e, a partir de boas dicas, consegue implementá-las em seu negócio para passar na frente dos concorrentes!

Quais são as formas de otimizar o atendimento pelo WhatsApp Business? Para otimizar o WhatsApp e atender um número maior de clientes, verifique que tipos de ferramentas são oferecidas pelo aplicativo. Com elas, você tem mais praticidade ao conversar com seu público-alvo, tirar dúvidas e coletar feedbacks importantes para melhorar serviços e revitalizar produtos.

Quando as companhias optam apenas por trabalhar com métricas mais simples e sem saber como usar WhatsApp Business, dificilmente conseguirão obter bons resultados. O relacionamento com os clientes é mais assertivo e você consegue mantê-los nutridos regularmente.

Entenda as duas principais versões deste poderoso mensageiro: Ferramentas gratuitas do WhatsApp Business — O aplicativo é gratuito, feito exclusivamente para atender as demandas de empresas pequenas sem time de atendimento, ou empreendedores autônomos. Se você não recebe um volume elevado de mensagens, esta é a versão ideal para responder os clientes, auxiliá-los com as suas soluções e obter mais feedbacks.

Ferramentas complementares É indicado às companhias de médio a grande porte, que possuem um volume alto de clientes para atender por dia. Para haver controle e organização, é usado inteligência artificial, diferentes atendentes para suprir as demandas e garantir que todos sejam atendidos com eficiência.

Ao contratar uma ferramenta completa de automação externa para WhatsApp, seu negócio usufrui de diferentes ferramentas que vão dar um up no seu atendimento. Separamos esse artigo com informações importantes para que você entenda sobre como automatizar o WhatsApp!

Dicas para usar da melhor maneira o WhatsApp BusinessQuando essa ferramenta é bem trabalhada, transparece mais segurança aos clientes em potencial, que se sentem mais confiantes de comprar. É também um método de apresentar os seus produtos ou serviços na vitrine oferecida às empresas, precificar e acrescentar descrição.

Para te ajudar, separamos as melhores dicas. Confira: Crie uma conta no WhatsApp Business Faça uma conta no WhatsApp empresarial com um número de telefone que difira do seu contato pessoal. Ao criar a sua página, insira as informações, que incluem nome da companhia, imagem para facilitar a identificação e dados de funcionamento.

Faça um catálogo para expor sua mercadoria — Mesmo que você venda apenas serviços, precisa fazer um catálogo próprio para expor o seu trabalho. Assim, os possíveis leads sabem os valores, verificam as descrições e avaliam qual, dentre tantas opções, é mais vantajosa.

Crie sua mensagem de saudação — Para recepcionar adequadamente os leads, crie uma mensagem de saudação para todos os períodos do dia. Ou seja, os clientes que entrarem em contato pela manhã, receberão um “Bom dia! Como posso ajudar?”, por exemplo.

Com esta breve, mas gentil saudação, o prospect se sente mais à vontade para prosseguir com a conversa. Isto pode levá-los diretamente a comprar o seu produto, alimento ou serviço disponível no catálogo da empresa.

Use o recurso de respostas rápidas de forma inteligente — Dentre os principais recursos do WhatsApp, existem as respostas rápidas que podem ser organizadas em listas ou pela frequência com que são enviadas. Os clientes que entrarem em contato conseguem tirar dúvidas rapidamente e, se preferirem, podem fazer as compras logo na sequência.

Adicione o horário de atendimento e delivery Ao aprender como usar WhatsApp Business, você entende a importância de especificar todas as informações a respeito da empresa. Dessa forma, o seu cliente sabe onde te encontrar, quais os melhores horários para comprar e descobre se a empresa abre nos finais de semana. Aplique estas atribuições em seu mensageiro: Endereço; Se aceita pedidos exclusivos; Informe se faz entregas nos recados; Disponibilize link para navegação em seu site, se houver; Quais os dias da semana que funciona; Se fecha em dias de feriados.

Há muitas organizações que funcionam todos os dias da semana em horários específicos, e podem fechar mais cedo aos sábados, domingos e feriados. O ideal é que esta informação conste na aba contato, pois facilita a comunicação da sua marca com os clientes.

Ative a localização em tempo real nas entregas Para preservar a organização e garantir que os clientes saibam se o pedido saiu, é necessário ativar a localização em tempo real. Dessa forma, o comprador sabe em que região se encontra o pedido, se está longe, se parou ou se está perto de ser entregue, o que evita acúmulo de mensagens na sua caixa de entrada com reclamações.

Organize seus pedidos através das etiquetas As etiquetas permitem que você organize os pedidos de acordo com a ordem em que foram feitos. Ou seja, se o comprador fez uma compra às 20 horas, coloque uma cor que defina a etapa de preparação, embalo e envio ao endereço solicitado. Ao fazer isto, você acompanha quem precisa ser atendido e quais já passaram por este processo para marcá-los como concluídos.

Divulgue seu WhatsApp através do link curto — Trabalhar com o marketing digital tem se tornado cada vez mais importante e, ao ter a sua loja em redes sociais, é essencial colocar o seu contato em link curto. O público-alvo consegue ter mais praticidade em encontrá-lo através do Facebook ou Instagram, apenas apertando o botão que direciona ao aplicativo.

Use a função de videochamadas ao seu favor — Você pode usar a videochamada com sua equipe e clientes em potencial. Faça reuniões com até 8 pessoas para explicar sobre produtos ou simplesmente fechar um contrato extremamente importante e muito aguardado por todo o time.

Faça um tour virtual pela loja — Nem sempre as pessoas têm disponibilidade para frequentar o seu estabelecimento. Por isso, fotografe ou faça vídeos do seu espaço para proporcionar uma experiência completa aos clientes que compram frequentemente com você.

Muitos compradores gostam de saber como é o local que estão comprando e que tipo de ambiente é, pois, ajuda a criar uma conexão mais intimista. E mesmo que as compras sejam feitas à distância, cria-se esta importante ligação, responsável pela fidelização.

Configure uma resposta de ausência — Nos momentos em que você estiver indisponível no WhatsApp, prefira colocar mensagens de ausência para os clientes entenderem que a loja está fechada. Forneça os horários que a empresa voltará a funcionar e, quando você retornar, entre em contato com o seu lead para conversar e fazer a venda.

Aposte em bot para WhatsApp — Para agilizar o atendimento por WhatsApp trabalhe com um bot externo de qualidade. Assim, você gera mais confiança, credibilidade e estabilidade aos clientes que o procuraram interessados em comprar um produto ou fechar um serviço.

Analise muito bem suas necessidades e busque por uma API que supra suas expectativas.

Aprendeu como usar essa ferramenta incrível? Então aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!.