mapa-navios

16/12/2023

Ataques terroristas no Mar Vermelho colocam mais de 100 navios porta-contêineres em risco, aponta project44

Rebeldes Houthi, no Iêmen, começaram no dia 15 de dezembro (sexta-feira ) a lançar ataques de mísseis e drones a navios porta-contêineres no Estreito de Bab el-Mandeb, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico. Até o momento, o navio Al-Jasrah, da Hapag-Lloyd, e o navio MSC Palatium III, da MSC, foram atingidos. Felizmente, não foram relatadas pessoas feridas. O navio Maersk Gibraltar, segundo relatos, escapou por pouco de um ataque de míssil no dia 14 de dezembro(quinta-feira).

Como resultado dos ataques, a Maersk e a Hapag-Lloyd, maiores transportadoras de contêineres do mundo, estão tomando medidas para mudar as rotas de todos os navios na região. Outras operadoras de porta-contêineres devem seguir o exemplo.

Segundo dados da project44, plataforma líder em visibilidade para a cadeia de suprimentos, o Estreito de Bab el-Mandeb recebe anualmente algo próximo a 17 mil navios, representando 10% de todo o comércio global. Todos os navios que passam pelo Canal de Suez devem atravessar o Estreito. Logo, os redirecionamentos trarão grandes implicações ao supply chain. É esperado um aumento nos tempos de trânsito para todas as cargas que tradicionalmente utilizam a rota, até que ela seja considerada segura para a passagem.

O incidente no Estreito de Bab el-Mandeb representa um segundo grande canal enfrentando percalços, uma vez que o Canal do Panamá continua impactado por uma seca contínua e a escassez de água.

Embora futuros navios provavelmente sejam redirecionados, atualmente existem mais de 100 navios porta-contêineres nas proximidades do Estreito de Bab el-Mandeb. Todos estão sob risco potencial de novos ataques. A project44 continuará monitorando de perto a área em busca de qualquer informação sobre ataques adicionais e os impactos da suspensão da passagem pelo Estreito.

Project44 — A project44 tem a missão de fazer as cadeias de suprimentos funcionarem. Como o tecido conectivo da cadeia de suprimentos, a project44 opera a plataforma de visibilidade de ponta a ponta neutra mais confiável do mundo, que rastreia mais de 1 bilhão de remessas únicas anualmente para mais de 1.300 das principais marcas do mundo, incluindo as principais empresas de manufatura, automotivo, varejo, ciências da vida, alimentos e bebidas e petróleo, química e gás. Utilizando a project44, embarcadores e transportadores em todo o mundo geram maior previsibilidade, resiliência e sustentabilidade.

Líder indiscutível no mercado, a project44 foi nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant, nº 1 no FreightWaves FreightTech 2022, oito vezes líder em satisfação do cliente no Supply Chain Visibility Grid da G2, um dos 100 Great Supply Chain Partners of 2022 da SupplyChainBrain e a Escolha do Cliente no relatório Voz do Cliente do Gartner Peer Insights. A project44 está sediada em Chicago com uma equipe diversificada que abrange 23 escritórios globais, incluindo Austin, Amsterdã, Cracóvia, Paris, São Paulo, Xangai e Tóquio.