Cerimônia reuniu as melhores reparadoras em 20 categorias. Em sua 8ª edição, premiação é referência na indústria de reparação automotiva fluminense.
O Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) promoveu, em 08 de dezembro (sexta-feira) a tradicional cerimônia de entrega do prêmio “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva”. Em sua 8ª edição, o evento ocorreu na Casa Firjan, em Botafogo, centro de inovação e qualificação empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Instituído em 2014 com o propósito de destacar a atuação dos melhores parceiros do setor da reparação de veículos em cada segmento, o “Prêmio Sindirepa – Os Melhores do Ano” tem como objetivo fazer com que os bons exemplos se reflitam em melhoria geral do atendimento às oficinas e, consequentemente, na qualidade da prestação de serviços aos seus clientes.
—Ao reconhecer as melhores performances em cada uma das 20 categorias, o Sindirepa está seguro da sua missão, que é a de estimular a todas as empresas do mercado adotarem práticas semelhantes. No cenário em constante evolução, acompanhamos a evolução das oficinas mecânicas e de funilaria e pintura. Tenho certeza de que as instaladoras de GNV também estão atentas às necessidades de modernização, pois o cliente está cada vez mais exigente— destacou o presidente do Sindirepa, Celso Mattos, no início da cerimônia.
O evento, que contou com a presença de empresários, representantes de entidades e do governo fluminense, do senador Carlos Portinho, encerrou o calendário anual de atividades do setor de reparação automotiva fluminense que, além da premiação, é uma forma de homenagear os fabricantes de veículos, distribuidores de peças, tintas e distribuidoras, aumentando cada vez mais a participação dos fornecedores no mercado reparador, bem como a melhoria do ambiente de negócios do estado do Rio de Janeiro.
—Com o expressivo número de 1.132 empresas associadas em todo o estado fluminense, boa parte micro e pequenos empresários, o Sindrepa moderniza a velha expressão ‘a união faz a força’ para “Juntos, todos vão mais longe’. A capacitação e qualificação profissional, tanto para o empresário quanto para o trabalhador do setor, é uma busca permanente deste sindicato, cuja atuação serve de modelo de associativismo para entidades sindicais empresariais fluminenses e do país— reforçou o 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Carlos Erane de Aguiar.
Tecnologia e sustentabilidade — Celso Mattos lembrou também que as oficinas do futuro serão impulsionadas pela tecnologia. Desde diagnósticos mais precisos até sistemas de gestão avançados, a integração de tecnologias inovadoras otimizará processos, aumentando eficiência e reduzindo custos operacionais. Segundo ele, a incorporação de práticas sustentáveis, como o uso de materiais e processos eco-friendly, não apenas atende às demandas do mercado, mas também reforça a responsabilidade social e ambiental das oficinas.
— A complexidade dos veículos modernos exige uma mão de obra altamente qualificada. Investir em treinamento especializado para os profissionais das oficinas é crucial para lidar com as tecnologias emergentes e garantir serviços de alta qualidade— assegurou Mattos, que também é vice-presidente da Firjan.
Mérito Industrial na Reparação Automotiva — Este ano, em iniciativa inédita, foi entregue o “Troféu Legislativo”, refletindo o reconhecimento e destaque a parlamentares, com ações e trabalhos que contribuem para o setor da indústria de reparação automotiva. O deputado federal Aúreo Ribeiro foi o homenageado do ano.
Também foi entregue a medalha do “Mérito Industrial na Reparação Automotiva”, entregue semestralmente a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, ações em prol do desenvolvimento setorial, defesa dos interesses da livre empresa, da competitividade e manutenção dos serviços de assistência e formação profissional.
Os homenageados de 2023 foram: deputado federal Marcelo Queiroz; presidente da AgeRio, André Villa Verde; subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Felipe Peixoto; coordenadora de gás na Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Carolina Oliveira; presidente da Agenersa, Rafael Menezes; e para o consultor jurídico do Sindirepa, Simde, ModaRio, Sindibebi, Sigraf e Induscimento, José Roberto Borges.
Já Miguel Castelo Branco, da Natugas Instaladora de GNV, recebeu uma homenagem especial pelos 30 anos de atividade da empresa. Também foi concedido o prêmio parceiros da Reparação Automotiva para: Katia Repsold, presidente da Naturgy; Soraya Brasília Jorge, diretora da APL Leilões; Luiz Lipay, diretor comercial da KS Brasil; e Alecsandro Silva Marinho e Thais dos Santos Moreira, da Castrol Lubrificantes.
Além da Firjan, o evento teve como parceiros: Firjan SENAI, Kolbenschimidt, Pierburf, Naturgy, IGT Motors, Rodima, CSV, Bicar, H.W Peças GNV e Monroe.
Melhores do Ano — A premiação “Os Melhores do Ano do setor de Reparação Automotiva” é o resultado de uma pesquisa, que ouviu mais de 350 reparadores no estado do Rio. Os empresários avaliaram e elegeram as indústrias, distribuidores, montadoras e os veículos de comunicação, que mais se destacaram no ano de 2023. Veja abaixo a lista das categorias e seus vencedores: Bomba de combustível: Magnetti Marelli, Delphi e Bosch; Correias: Dayco, Contitech e Gates; Bomba d’água: Nakata, SKF e Urba; Componentes do motor: Motoservice Brasil, Cofap e Mahle; Montadora: GM, Fiat e Ford; Filtro de ar: Wega, Mann Hummel e Tecfil; Óleo lubricante: Castrol, Lubrax e Ipiranga; Kit GNV: IGT/Rodima e Landirenzo; Vela/Cabo de Vela: Delphi, NGK e Bosch; Amortecedor: Monroe, Cofap e Nakata; Proteção Veicular: Global, Facility Prime; Tubo: IGT, Rodima e TDLM; Pastilha de freio: Cobreq, Bosch e Fras-Le; Suporte de GNV: Rodima e Gazfer; Kit embreagem: Luk, Sachs e Valeo; Rolamento de roda: Nakata, Ina e SKF; Distribuidora de GNV: Naturgy, Comgás e Gasmig; Jornalismo automotivo: Band, Globo e SBT; Distribuidor nacional: Comdip, Sama Autopeças e Real Motopeças; Distribuidor regional: Suporte Distribuidora, Riolub Lubrificantes e A.C Araujo Distribuidora; Autopeças linha leve: Altese Peças Automotivas, IBAD Autopeças e Lupi Autopeças; Autopeças linha pesada: Multimarcas Bustruck Peças Diesel, Império dos Freios e Fricção e Império Diese; Representante/Promotor: Tiago Guinlen, Paulo Henrique e Luiz Paulo.