Maior produtora de aço do Brasil vai investir R$ 2 milhões para manutenção e novos projetos culturais e educativos do museu.
A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, anunciou nesta semana a renovação do patrocínio ao Museu do Amanhã, uma das principais referências culturais do Brasil. A empresa vai investir R$ 2 milhões no museu ao longo de 2024, para apoiar novos projetos e ações já em andamento, além da manutenção do espaço.
A renovação do acordo de patrocínio, agora com recursos próprios da empresa, coincide com a comemoração dos 8 anos do Museu do Amanhã, no dia 17 de dezembro(domingo). Durante todo o fim de semana, nos dias 16 e 17, o museu vai realizar diversas ações de aprendizado e diversão, incluídas no projeto “Brincar é Ciência”, já patrocinado pela ArcelorMittal. O projeto traz uma série de atividades gratuitas destinadas a várias faixas etárias (de 0 a 11 anos) e a toda família.
Dentre as ações do dia 16, haverá uma edição especial do “Rolê STEAM”, no espaço Observatório, com atividades voltadas à interseção de ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemática. Além disso, a comemoração planeja o circuito “Experimentações do Brincar: Memórias da Terra”, uma visita à área externa do museu, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a proteção das florestas e do meio ambiente.
Já no dia 17, o Museu do Amanhã promove uma oficina com técnicas artesanais para criar pigmentos naturais, no programa “Experimentações do Brincar”; e uma sessão de experimentação sensorial para bebês, no programa “Pequenos Terráqueos”. Também haverá roda de contação de histórias e cantigas da mitologia afro-brasileira, no programa “Amanhã de Histórias”.
—A parceria entre a ArcelorMittal e o Museu do Amanhã reforça o nosso compromisso de cuidar das pessoas e do meio ambiente. O Museu do Amanhã é um dos espaços mais visitados do Brasil e acreditamos em iniciativas transformadoras como esta, que contribuem efetivamente para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros e para o desenvolvimento sustentável do planeta —afirma Marina Guimarães Soares, Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil.
—Renovar esta aliança com a ArcelorMittal é motivo de orgulho e muito entusiasmo para nós, do Museu do Amanhã. A empresa conjuga os nossos valores e, assim como nós, acredita em futuros mais justos, inclusivos e inovadores como possíveis. Esta conexão, juntamente com outros apoiadores, possibilita ao Museu do Amanhã seguir firme em sua proposta de promover valores como sustentabilidade, convivência e democratização do acesso à cultura e à educação— destaca Julianna Guimarães, Diretora de Negócios e Parcerias do IDG. A assinatura do novo acordo será realizada em janeiro de 2024.
Projetos patrocinados — Desde janeiro de 2022, data de início do patrocínio, a ArcelorMittal já investiu R$ 6,5 milhões no Museu do Amanhã, por meio da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Dentre os projetos, um dos pontos altos é o “Ampliando Horizontes”, em que a empresa instalou três lunetas de 55 quilos no píer Mauá, ao lado do museu. Adaptados para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, os equipamentos possibilitam observar em detalhes alguns monumentos do Rio, como a ponte Rio-Niterói e a roda-gigante Yup Star. Ambas as obras contam com aço proveniente da empresa – somente para a roda-gigante, a maior da América Latina, foram fornecidas 60 toneladas.
Destaque também ao patrocínio do projeto “Role STEAM” (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharias, arte e matemática). Voltada a crianças de 7 a 12 anos, a atividade se conecta aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nos encontros, em uma média de dez por ano, o Museu do Amanhã promove a abordagem de temas como matrizes energéticas, sistema solar, biodiversidade, biomas brasileiros e ancestralidade e tecnologia.
A ArcelorMittal ainda patrocinou o “Festival Revide!”, realizado no próprio museu, com foco nos visitantes, que debate a emergência climática por meio de estratégias afirmativas e regenerativas. O evento contemplou diversas atrações, com participação de empreendedores e feira de produtos sustentáveis. Somente na edição de 2022, mais de 40 mil pessoas foram impactadas.
ArcelorMittal —Maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 150 mil empregados, sendo 17 mil no Brasil, e atende a clientes em 155 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.
A empresa tem unidades industriais em sete estados (CE, ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país, sendo a única do setor no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel.
As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de sete milhões de toneladas de minério de ferro e de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto, com aplicação nas indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil e naval, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas, como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto) e tecnologia da informação.
Museu do Amanhã — O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.
Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador master, a Shell Brasil, ArcelorMittal, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, IBM e Volvo. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Droga Raia e White Martins, conta ainda com apoio de Bloomberg, EMS, Renner, TechnipFMC e Valgroup. Além da Accenture, DataPrev e Granado apoiando em projetos especiais, conta com os parceiros de mídia SulAmérica Paradiso, Rádio Mix e Revista Piauí.