Distância, tipo de terreno, valor do pedágio, restrições de tráfego e preço do combustível. Essas são algumas das variáveis que influenciam no dia a dia de motoristas e frotistas. Em um mundo movido pela logística e transportes, otimizar as operações de uma frota é um desafio que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
A tecnologia possui um papel fundamental nesse contexto. A roteirização de frotas dispõe de softwares avançados que usam algoritmos complexos para analisar todas as variáveis envolvidas em uma rota e, por isso, é uma ferramenta poderosa e indispensável, capaz de revolucionar a maneira como as empresas gerenciam suas operações de transporte.
O cálculo das melhores rotas, levando em consideração uma série de variáveis, é uma estratégia que otimiza as entregas, minimiza custos operacionais e maximiza a eficiência.
Embora cada frota tenha suas particularidades, um bom planejamento e sua execução oferecem diversos benefícios como: melhoria da tomada de decisões – aumentando a manutenção preventiva e pode evitar a necessidade de aquisição de novos veículos; melhoria da qualidade de vida dos motoristas – com a redução do tempo de viagem, o estresse e o cansaço dos motoristas diminuem e isso contribui ainda para melhor qualidade de vida no trabalho; redução de emissões que cooperam com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental; aumento da eficiência – com entregas mais rápidas e que deixam o cliente satisfeito, aumentando a produtividade do time e, claro, a economia de custos.
A roteirização eficiente reduz os custos operacionais, como combustível, manutenção e desgaste do veículo, minimizando ainda multas por excesso de velocidade e estacionamento inadequado. Ou seja, custos em todos os sentidos. Ainda mais quando paramos para pensar no quão no automático algumas decisões são tomadas. É comum escutarmos que determinado motorista abastece em um posto que o pai abastecia ou colega de trabalho abastece. Porém, quando analisamos qual é o posto, percebemos que existem outros na rota com valor abaixo.
Esse raio-x da viagem e das possibilidades pode resultar em uma economia de até 20% no custo total. Ou seja, é mais do que uma simples ferramenta, é uma estratégia que pode transformar as operações de transporte de uma empresa. Além disso, pode se tornar um diferencial competitivo que todas as empresas que operam veículos e inclusive os motoristas autônomos devem considerar, independentemente do tamanho da frota ou tipo de veículo.
A visão precisa consegue otimizar o trabalho de todos os envolvidos e ainda fornece a entrega de serviços de forma eficaz e responsável e a ferramenta nos mostra que, por meio da tecnologia e do planejamento inteligente, é possível reinventar a maneira como tocamos nossos negócios, melhorando os resultados internos e para os nossos clientes.
. Por: Antonio Carlos Priore, superintendente comercial da Veloe