tanque-leoparpd

14/12/2023

KNDS e Leonardo anunciam parceria estratégica

Roma/Amsterdã — Com a aprovação do Ministério da Defesa da Itália, a Leonardo e a KNDS assinaram um acordo para o desenvolvimento de um programa de cooperação intensivo. O objetivo é criar um Grupo de Defesa efetivamente europeu e, além disso, cooperar mais estreitamente no campo da tecnologia eletrônica terrestre.

Essa parceria estratégica permitirá a implementação de programas de cooperação entre nações europeias, fortalecendo sua base industrial nacional e desenvolvendo a futura geração de plataformas de veículos blindados, incluindo o Main Ground Combat System (MGCS).

Esse acordo é compatível com a estratégia definida pelo Ministério da Defesa italiano no Documento Programmatico Difesa 2023-2025 e no Plano de Ação do Acordo assinado recentemente pelos governos da Itália e da Alemanha.

A Leonardo e a KNDS também assinaram um acordo para implementar conjuntamente o programa planejado de aquisição do Main Battle Tank (MBT) com uma solução baseada no Leopard 2 A8. As empresas colaborarão no desenvolvimento, fabricação e manutenção da solução Leopard 2 A8 para o Exército Italiano, bem como das plataformas de suporte.

A aliança entre a Leonardo e a KNDS tem como objetivo criar mais capacidades de produção e desenvolvimento na Itália e usá-las em futuros projetos europeus e de exportação.

Atualmente, o Ministério da Defesa da Itália está trabalhando em dois grandes programas para a renovação de suas forças terrestres: a aquisição do MBT Leopard com veículos de apoio e novos veículos de combate de infantaria (IFV) sob o programa AICS, além de sistemas de apoio ao combate.

Perfil — KNDS é o resultado da associação da Krauss-Maffei Wegmann e da Nexter, dois dos principais fabricantes europeus de sistemas militares terrestres com sede na Alemanha e na França.

A KNDS forma um grupo com cerca de nove mil funcionários, com um faturamento de 3,2 bilhões de euros em 2022, uma carteira de pedidos de cerca de 11 bilhões de euros e pedidos recebidos de 3,4 bilhões de euros. A gama de seus produtos inclui tanques de batalha principais, veículos blindados, sistemas de artilharia, sistemas de armas, munições, pontes militares, serviços ao cliente, sistemas de gerenciamento de batalha, soluções de treinamento, soluções de proteção e uma ampla gama de equipamentos.

A formação da KNDS representa o início da consolidação do setor de sistemas de defesa terrestre na Europa. A aliança estratégica entre a KMW e a Nexter aumenta a competitividade e as posições internacionais de ambos os grupos, bem como sua capacidade de atender às necessidades de seus respectivos exércitos nacionais. Além disso, oferece aos seus clientes europeus e da OTAN a oportunidade de aumentar a padronização e a interoperabilidade de seus equipamentos de defesa, com uma base industrial confiável. A sede da KNDS está localizada em Amsterdã.

Leonardo — A Leonardo é uma empresa líder global no setor aeroespacial, de defesa e segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, ela opera nas áreas de Helicópteros, Eletrônica, Aeronaves, Segurança Cibernética e Espaço, e é uma parceira importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas na Itália, no Reino Unido, na Polônia, nos EUA e em Israel e também opera por meio de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (72,3%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt (25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo registrou novos pedidos de 17,3 bilhões de euros em 2022, com uma carteira de pedidos de 37,5 bilhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 bilhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) desde 2010.