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14/12/2023

Nissan é reconhecida uma das Top 50 Melhores Empresas entre as indústrias do Brasil

Diz o Great Place to Work.

Este é o quarto reconhecimento que a Nissan recebe somente neste ano pelo GPTW.

A Nissan do Brasil foi reconhecida, pelo 2º ano consecutivo, como uma das Top 50 Melhores Empresas para Trabalhar no setor Industrial do Brasil, pelo Great Place to Work. Este é o quarto reconhecimento que a Nissan recebe da consultoria global especializada em diagnóstico e transformação da cultura organizacional em 2023 no país.

Entre as 477 empresas inscritas no ranking nacional da Indústria do GPTW, 302 foram validadas a concorrer e 100 premiadas. A Nissan ficou na 40ª posição na categoria empresas grandes, de todos os segmentos.

Em agosto deste ano, a Nissan recebeu a certificação Great Place to Work no Brasil, Chile, Peru e Argentina. No mesmo mês, a fabricante japonesa de automóveis foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no estado do Rio de Janeiro, onde fica localizada sua sede no país. Na ocasião recebeu também o destaque “Saúde Emocional”, categoria que considera comentários, perfil e a maturidade emocional dos colaboradores. Em outubro, a Nissan foi eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no estado do Paraná, base de parte da equipe de Engenharia, Qualidade e Compras da empresa.

Pesquisa voluntária e anônima — A pesquisa para a formação dos rankings foi realizada em duas etapas. A primeira, quantitativa, levou em consideração as notas e avaliações dadas pelos funcionários de cada companhia na pesquisa Great Place to Work, que é realizada de forma anônima e voluntária. No caso da Nissan América Latina, mais de 90% dos funcionários optaram por contribuir com a iniciativa para continuar acelerando a transformação da empresa e responderam à pesquisa. E uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passou para a fase de avaliação das práticas culturais.

Nos últimos anos, com o forte engajamento de sua liderança, a Nissan vem redesenhando a experiência de seus funcionários através de programas e ações como:

Programa Way of Working (WOW) — Desenvolvido pela Nissan América do Sul durante a pandemia, prioriza o bem-estar dos colaboradores, apostando na flexibilidade e levando a um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, a Nissan passou a adotar um modelo remoto de até 80% da jornada de trabalho, para 100% dos funcionários administrativos. Dessa forma, em acordo com seus líderes diretos, os colaboradores podem escolher o formato híbrido que mais se adequa às suas necessidades: ir ao escritório quatro, oito ou até doze vezes por mês, reservando sua mesa por meio de um aplicativo.

Foco em saúde física e emocional —A Nissan conta com uma equipe preparada para dar todo o suporte necessário aos seus colaboradores, além do App +Saúde Nissan e o Gympass. A unidade industrial da marca em Resende, no Sul Fluminense, possui uma equipe médica completa composta por médicos do trabalho, ortopedistas, enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e ergonomistas.

Oportunidades de Desenvolvimento — De acordo com a pesquisa do GPTW, as oportunidades de crescimento na carreira foram um dos maiores motivos apontados pelos funcionários para permanecer na empresa. Nesse sentido, a Nissan vem se dedicando na evolução constante do sistema de avaliação de performance (PMD), que incluí conversas periódicas de carreira com os gestores, forte incentivo a sessões de feedback e o Career Week (Semana da Carreira) com diversos treinamentos voltados ao tema. Neste ano, a companhia lançou o Nissan Charge, iniciativa que disponibiliza treinamentos comportamentais e de liderança projetadas para os colaboradores se preparem para os desafios e oportunidades do futuro.

Diversidade, Equidade e Inclusão – Como parte de sua jornada para avançar em se tornar uma empresa cada vez mais diversa, equitativa e inclusiva, a Nissan vem realizando forte trabalho interno de sensibilização e valorização da diversidade e, sobretudo, desenvolvendo ações inclusivas e afirmativas com o engajamento de colaboradores voluntários. Nos últimos meses, por exemplo, 100% de seus funcionários da empresa no Brasil, incluindo da produção, tiveram ao menos 3 horas de treinamentos sobre o tema. Nessas oportunidades, além do conteúdo de DEI, foram destacadas as políticas de zero assédio da Nissan e do canal anônimo de denúncias, Speak Up.