Para mensurar impactos do clima na geração de energia a longo prazo. Iniciativa é pioneira no desenvolvimento de software de planejamento de portfólio energético de médio e longo prazo, considerando os impactos das mudanças climáticas no setor elétrico brasileiro.
A Enacom empresa especializada em soluções de softwares personalizados, em parceria com a WayCarbon, empresa global referência em soluções voltadas para uma economia net zero, desenvolveram um projeto de inovação para a AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, a fim de medir o impacto das mudanças climáticas, a longo prazo, na geração de energia no Brasil.
Até hoje, o setor elétrico incorpora apenas dados climáticos históricos ao seu planejamento, o que diminui a confiabilidade da projeção a longo prazo destas variáveis e sua consideração na geração de cenários futuros. O projeto utilizou a tecnologia de Gêmeos Digitais, incorporando cenários e modelos de projeções climáticas, para avaliar questões financeiras e operacionais em um portfólio baseado em energia renovável e propôs alternativas de adaptação para otimizar a geração.
Douglas Vieira, CEO da Enacom, empresa que completou 14 anos no mercado em 2023, explica que a tecnologia de Gêmeos Digitais constrói cenários e minimiza incertezas inerentes ao mercado de energia e às fontes renováveis de geração. Por ser capaz de criar réplica virtual de ativos físicos, simular, controlar e otimizar diversas operações, fornecendo uma visão completa e detalhada do processo.
—Com isso, projetamos cenários a longo prazo com assertividade na tomada de decisão, incluindo preço e valor, e avaliação de impactos de mudanças climáticas no portfólio de energia —completa Douglas.
Melina Amoni, gerente de Riscos Climáticos e Adaptação da WayCarbon, comenta os resultados do trabalho: —Nos cenários de mudanças do clima avaliados (2030 e 2050), mesmo aqueles com tendência de variação na vazão histórica, não foram observados riscos significativos em relação ao portfólio de geração de energia, justificada pela resiliência do sistema devido à flexibilidade operacional de geração nas hidrelétricas. Observou-se também benefícios na incorporação de armazenamento de energia por baterias ao portfólio, acoplados nos submercados em que se têm fontes solares e eólicas, como grande ponto de oportunidade para a AES —diz.
Como uma das principais geradoras de energia renovável do país com uma matriz 100% limpa, para a AES Brasil o projeto reforça o posicionamento estratégico da companhia no investimento contínuo em inovação e no crescimento e diversificação do seu portfólio. —Aliar nosso compromisso com a sustentabilidade do planeta e a redução de impactos socioambientais à gestão ótima de nossos ativos destaca como é fundamental entender os impactos climáticos para que possamos seguir oferecendo soluções de energia mais inovadoras, resilientes e inteligentes aos nossos clientes e parceiros— diz Julia Rodrigues, Gerente de Inovação da AES Brasil. “Os impactos das mudanças climáticas já estão sendo experimentados por todos nós e é imprescindível que tenhamos essas variáveis incorporadas aos nossos cenários de futuro para a correta tomada de decisão” completa Julia.
AES — Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada total de 5,2 GW, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar.
Em seu pipeline, a companhia possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4,0 GW de capacidade instalada ao seu portfólio.
Enacom —A Enacom Group é reconhecida como referência no mercado de software com inteligência embarcada, utilizando tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, Machine Learning e Otimização Multiobjetivo. Com uma equipe experiente e projetos de grande porte executados em diversos países, a Enacom recebeu prêmios de instituições prestigiadas, incluindo o Ranking 100 Open Startups e o Prêmio Nacional de Inovação CNI/Sebrae. Com um portfólio diversificado e soluções customizadas, a Enacom tem impacto significativo em setores-chave da indústria, como Energia, Siderurgia, Logística, Saúde e Sustentabilidade. A empresa superou a marca de 200 colaboradores e está comprometida em impulsionar a transformação digital na indústria e fornecer soluções tecnológicas inovadoras para atender às demandas do mercado. A expertise da Enacom solidifica sua relevância e credibilidade tanto no cenário nacional quanto internacional, tendo projetos realizados em sete países.
Waycarbon —A WayCarbon é uma empresa global, referência em soluções voltadas para a transição para uma economia de baixo carbono. Fundada no Brasil, em 2006, emprega conhecimento científico e de negócios, alavancados pela tecnologia, para apoiar empresas e governos em suas estratégias de mudança climática e ESG. Em 2022, a WayCarbon foi adquirida pelo Grupo Santander na Espanha, que viu a oportunidade de acelerar a adoção de soluções para enfrentar a mudança do clima por empresas em todo o mundo.