Lojistas acreditam que este pode ser o melhor Natal dos últimos cinco anos.
Às vésperas para o Natal os lojistas estão animados com o aumento do movimento nas lojas e acreditam que este pode ser o melhor dos últimos cinco anos, confirmando a estimativa de crescimento nas vendas de 6% em relação ao ano passado conforme previsão do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio. Segundo os lojistas, a manter-se esse aumento do movimento, este Natal pode ser o melhor dos últimos cinco anos.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, apesar dos últimos dados do PIB trimestral mostrarem estagnação da economia, trouxe alento pela elevação do consumo das famílias de 1,1%. —É com base na continuidade do consumo neste final de ano que estimamos vendas natalinas 6% maiores do que ano passado. A despeito de algumas previsões, permanecemos otimistas, esperando que asvendas possam surpreender em dezembro —diz Aldo.
Segundo o CDLRio e o SindilojasRio, os consumidores estão dispostos a gastar mais neste final de ano e o preço unitário dos persentes poderão variar de R$ 150,00 a R$ 500,00, sendo que 55% podem manter o mesmo nível de compras do ano passado, enquanto 30% devem diminuir e 15% pretendem gastar mais.
—Embora os preços on line sejam competitivos, a atividade comercial caracteriza-se como presencial. As pessoas gostam de usufruir da experiência. Nesse aspecto, as lojas vêm se remodelando, agregando mais valor aos serviços para tornar os momentos do consumo mais atrativos e memoráveis. Com mais dinheiro no bolso devido ao recebimento do décimo terceiro salário, o consumidor está atento às oportunidades para realizar seus desejos. Isso porque, além de realizarem compras on line específicas para o Natal (45%), cerca de 50% deverá movimentar-se a partir do dia 20, fato que reflete as compras de última hora, faltando poucos dias para a celebração da data — conclui Aldo Gonçalves.
O cartão de crédito continua sendo o principal meio de pagamento para 65%, enquanto entre 10% e 15% estão optando por não fazer dívidas e pagarão via PIX, débito ou cash. Vestuário, acessórios e calçados concentrarão as escolhas para 65%; brinquedos, artigos pessoais e perfumaria são os preferidos para 25%; e 10% estão optando por produtos de maior valor, como celulares, relógios, joias, entre outros. .
Segundo o CDLRio e o SindilojasRio outro ponto que merece destaque é que o consumidor está mais confiante. É o que se pode depreender quando 65% dos entrevistados disseram que as perspectivas da economia estão melhores frente ao mesmo período do ano passado. Boa parte citou o comportamento da inflação como fator positivo para induzir maior confiança nas compras (68%); outra parte, 20%, mencionou ter feito ajustes no orçamento para se preparar melhor para 2024; e a parcela de 12% disseram que estão “enrolados” em dívidas, esperaram que os programas do governo os auxiliem na retomada do fôlego ao consumo novamente e reconheceram as dificuldades em lidar com o tema educação financeira.