nissan-premio-setor

29/11/2023

Nissan recebe prêmio “Empresas mais Inclusivas do Setor Automotivo”

A Nissan vem avançando forte para fomentar a diversidade e a inclusão no Brasil e na América do Sul entre seus colaboradores, clientes e parceiros, em todas as etapas do negócio e áreas da empresa, e essa jornada foi reconhecida com o prêmio “Empresas mais Inclusivas do Setor Automotivo 2023”. A premiação foi realizada durante a sexta edição do Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido em São Paulo pela Automotive Business.

A Nissan foi apontada como uma das mais inclusivas como resultado de um ranking formado após avaliação de pesquisa de Diversidade feita com funcionários de montadoras, fabricantes de autopeças e prestadores de serviços do setor automotivo. No total, a Automotive Business recebeu quase seis mil questionários respondidos espontaneamente por funcionários de empresas de todo o país.

O Fórum AB Diversidade é um encontro para a promoção de soluções para tornar as empresas da mobilidade mais plurais. Promovendo o diálogo e a troca experiências entre as empresas, no evento foram realizados vários debates, como o que abordou “o papel das lideranças para acelerar a inclusão: visão das montadoras” que contou com a participação de Eliane Cantão, diretora de Logística e Cadeia de Suprimentos da Nissan América do Sul.

Durante o fórum foram apresentados os novos resultados da pesquisa de Diversidade no Setor Automotivo, que elabora um retrato de como as organizações do segmento têm avançado e quais são os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Essa pesquisa tem um questionário respondido por empresas e outro voltado para funcionários e, além de servir de base para a avaliação do contexto atual do setor, permite a formação de um ranking e a definição das premiadas como mais inclusivas do Brasil.

Nissan Diversidade, Equidade e Inclusão — A Nissan entende que a diversidade constitui oportunidades de desenvolvimento e crescimento para a sociedade e para a própria empresa, por meio da inclusão de novas ideias, múltiplos de pontos de vista e experiências. A cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan se baseia no conceito que “Melhores conversas levam a melhores ações”, além de cinco princípios norteadores que formam a base para construir uma cultura diversa e inclusiva:

Transparência: Ouvir e falar com intenção;

Coragem: Fazer questionamentos e inovar;

Vulnerabilidade: Estar aberto, saber cometer erros, aprender e experimentar coisas novas;

Equidade: Reconhecer que a equidade e a igualdade não são a mesma coisa;

Inclusão: Garantir que nossas ações representem a todos.

De maneira prática, a Nissan tem implementado localmente diversas iniciativas e ações para impulsionar a diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Recentemente, a empresa conduziu uma análise de disparidades salariais de gênero e garantiu que não existem diferenças de remuneração entre seus colaboradores por questões relacionadas ao gênero. Além disso, foi feita uma análise do processo de desenvolvimento de talentos e do plano de sucessão de posições executivas, incluindo ferramentas de tutoria e mentoria.

Em 2021, a Nissan subscreveu na América do Sul aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, ratificando seu

compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na Argentina, Brasil, Chile e Peru.

A empresa tem outras parcerias de relevância, como: com a Pride Connection para um escopo regional, marcando uma nova etapa na construção de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, bem como intercâmbios de boas práticas com outras empresas associadas a esta rede na Argentina, Brasil, Chile e Peru.

Com o Instituto Identidades de Brasil (ID_BR), para trabalhar em conjunto planos com diferentes abordagens para enriquecer a cultura corporativa e impactar a sociedade de forma positiva.

Paralelamente, crescem os grupos de trabalho de colaboradores voluntários com foco no empoderamento das mulheres, a comunidade LGBTIQ+, pessoas de diversas etnias raciais e com deficiência. Estes 4 grupos impulsionam as propostas em cada um dos pilares.

Priorizando o bem-estar de seus talentos, a Nissan aposta na flexibilidade para melhorar a experiência de trabalho, abrindo espaço para um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tendo sido a primeira montadora, de maneira integrada na América do Sul, a permitir até 80% das horas trabalhadas na modalidade remota. A empresa inclui uma declaração de não discriminação em todos os anúncios de vagas de emprego, para atrair e contratar talentos diversos.

Com essas e outras muitas ações realizadas constantemente, o compromisso da Nissan é oferecer a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, capacidade, religião, idade ou cultura, os mesmos direitos, representação, oportunidades, apoio, compreensão e respeito, para alcançar seu máximo potencial. Os acordos e compromissos refletem o trabalho realizado no Brasil e na Nissan América do Sul para construir uma cultura de pertencimento, para que colaboradores, clientes e parceiros de negócios se sintam respeitados, valorizados e ouvidos.