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29/11/2023

Rolls-Royce: sucesso do programa naval FFX II

Na Coreia do Sul, a oitava e última fragata da classe Daegu movida pela turbina a gás MT30 da Rolls-Royce está sendo entregue à Marinha da República da Coreia (ROK). A entrega do navio é um marco importante no culminar do programa de dez anos de fragatas da classe FFX Batch II/Daegu. Mas, como observa Lee Skelton, gerente do Programa Naval para a Coreia na Rolls-Royce, —Não é hora de levantar os pés”, já que o desenvolvimento da fragata FFX Batch III/classe Ulsan já está bem encaminhado.

Comemorando uma vitória estratégica 0151 A Rolls-Royce foi selecionada pela Marinha ROK em 2012 para entregar o sistema de propulsão para sua fragata FFX Batch II planejada.

—O programa foi uma oportunidade significativa e estratégica para nós —explica Sam Cameron, vice-presidente sênior de vendas e desenvolvimento de negócios da Pacific Rim da Rolls-Royce. —Foi o primeiro sucesso desse tipo na Coreia do Sul, com a substituição de um concorrente importante e a conquista de um contrato de motor de propulsão principal com a Marinha ROK.

— Para fazer isso, tivemos que construir a confiança que nosso mecanismo proporcionaria para suas capacidades atuais e futuras. Também aproveitamos a defesa de nossos clientes navais existentes para falar sobre o alto desempenho do MT30—.

O MT30 já está demonstrando seu sucesso globalmente em uma variedade de arranjos de sistemas de propulsão, incluindo mecânicos, elétricos híbridos e totalmente elétricos para embarcações navais modernas. Ele entrou em serviço pela primeira vez em 2008 com o Littoral Combat Ship (LCS) da classe Freedom da Marinha dos EUA e foi então escolhido para fornecer energia aos destróieres da classe Zumwalt, ao porta-aviões da classe Queen Elizabeth da Marinha Real, à doca de helicópteros de desembarque da Marinha italiana e ao Japão. Programa FFM da Força de Autodefesa Marítima. Ele também foi selecionado para fornecer energia às fragatas da classe City da Marinha Real e é a potência por trás das variantes do Navio de Combate Global.

Desempenho comprovado que dura —A Marinha ROK precisava de um produto que atendesse aos requisitos de alta velocidade de uma embarcação da Marinha, ao mesmo tempo que oferecesse confiabilidade, baixa manutenção e baixos custos durante um longo ciclo de vida.

—A MT30 é uma turbina a gás do século 21 com a maior densidade de potência disponível — continua Lee. —Hoje, os dados do motor que obtemos do primeiro navio mostram que ele tem o mesmo desempenho de quando entrou em serviço em 2016. Isso é desempenho pronto para uso, correspondendo a todas as expectativas e feedback das tripulações. na facilidade de operação tem sido muito positiva—.

Nossa moderna turbina a gás MT30 funciona como um motor de reforço ao lado de quatro geradores a diesel Rolls-Royce mtu 12V 4000 M53B que alimentam um motor de propulsão elétrico no sistema de propulsão eletromecânico híbrido do navio. Além de melhorar a disponibilidade do navio durante missões críticas, reduz drasticamente os níveis de ruído das máquinas – crucial para manter uma posição vantajosa na guerra anti-submarina.

Construindo colaboração —Para que o programa fosse totalmente bem-sucedido e entregue dentro de um prazo relativamente curto, nossa equipe naval teve que manter uma estreita colaboração com os parceiros Hyundai Heavy Industries (HD HHI (EMD e SNSD)) e Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) (agora conhecido como Hanwha Ocean Co, Ltd). Mas trabalhar com dois construtores navais nem sempre foi fácil.

—Em determinados pontos do programa, tivemos cinco navios em diferentes fases intensas dos seus ciclos de construção ao mesmo tempo —explica Lee. —A comunicação era fundamental e tínhamos que garantir que as nossas mensagens fossem consistentes entre todos os envolvidos. Pudemos tirar muitos aprendizados um do outro e deste projeto. O programa FFX Batch III será entregue em três estaleiros, mas temos confiança em nossos relacionamentos com nossos parceiros e construtores navais para saber que podemos trabalhar bem juntos.

—Hoje, a HHI é o nosso mais forte defensor. Superamos desafios para encontrar soluções e construir confiança. Estou ansioso para trabalhar juntos no Lote III—.

Como prova da forte cooperação entre parceiros, um prêmio da DSME foi entregue a um de nossos engenheiros navais da Rolls-Royce por sua excelente contribuição no apoio aos testes no mar e na entrega da segunda fragata no programa FFX II em meio ao desafio da covid-19. 19 restrições.

Entregue sem demora — Estamos extremamente orgulhosos de ter entregue com sucesso o MT30 em tempo hábil, sem um único dia de atraso, durante todo o programa para todas as oito fragatas —disse Jongyel Lee, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Navais da Rolls-Royce . —E o motor principal do MT30 tem sido operado com sucesso sem um único defeito desde que o primeiro navio foi entregue.

—Isso se deve em parte ao nosso sistema de monitoramento da saúde do motor (EHM), que funciona continuamente para diagnosticar as condições do motor. Hoje, o MT30 domina o mercado avançado de turbinas a gás marítimas da Marinha e da Orla do Pacífico, com base em seu excelente desempenho e alta confiabilidade—.

Os clientes estão se beneficiando do tempo de manutenção a bordo significativamente reduzido que o MT30 exige — cerca de apenas uma hora por semana — e isso está permitindo que a Marinha ROK preserve custos e horas de trabalho valiosos.

Líder em propulsão naval do Pacífico —No futuro, o sucesso comprovado do MT30 em arranjos de sistemas de propulsão elétricos e híbridos-elétricos significa que ele continuará a atender às necessidades de uma ampla variedade de plataformas e aplicações, de fragatas a porta-aviões, e continuará a apoiar os programas de fragatas da Marinha ROK, incluindo o planejado FFX Lote IV, se selecionado. Os clientes também podem se beneficiar dos avanços da digitalização, como a capacidade de análise do Engine Health Management (EHM) para maximizar ainda mais o desempenho do motor e otimizar a manutenção a bordo e o treinamento imersivo em Realidade Virtual que simula a manutenção do operador e o treinamento de serviço.

Regionalmente, o MT30 também apoia o programa FFM do Japão e as fragatas da classe Hunter da Austrália, com seus benefícios sendo utilizados no extremo leste dos EUA e, em breve, no Canadá. Na próxima década, tornar-se-á o motor de eleição dominante em toda a Orla do Pacífico – um testemunho não só do desempenho contínuo do motor, mas também da forte colaboração e experiência que ajudaram a permitir o seu sucesso.

Juntamente com o MT30, o portfólio de turbinas a gás marítimas inclui sua mais recente adição, a turbina a gás marítima MT7, ideal para os futuros programas de pouso/hovercraft da Marinha ROK. O MT7 está alimentando o novo LCAC 100 da Marinha dos EUA, Ship to Shore Connector.