O Complexo do Pecém fechou no dia 23 de novembro (quinta-feira) um contrato com a empresa Lion Mining para exportação de 60 mil toneladas de minério de ferro para a China. A operação será realizada nos meses de dezembro e janeiro. A assinatura do contrato ocorreu no segundo dia da Expolog – Feira Internacional de Logística, maior feira do setor no Norte/Nordeste, realizada no Centro de Eventos do Ceará.
A Lion Mining é uma companhia brasileira, que está localizada em Piripiri/PI e produz granulado e sinter feed, buscando atender o mercado brasileiro e internacional. A mineradora pretende exportar no mínimo 200 mil toneladas pelo Porto do Pecém em 2024.
—Já temos expertise na movimentação de minério de ferro, principalmente para importação. A assinatura desse novo contrato reforça nossa capacidade de operar esse tipo de carga. Foi um imenso trabalho equipe, envolvendo nossos prestadores de serviço e parceiros — celebra André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém. Este ano, até outubro, foram movimentadas quatro milhões de toneladas de minério de ferro pelo Porto do Pecém
No início deste mês, por exemplo, foi realizado o embarque de 104 mil toneladas de manganês, com três guindastes do tipo MHC e caçambas. O material foi extraído dos municípios de Ocara e Pentecoste, no interior do Ceará, e foi embarcado no navio Diamond Power, com destino ao Porto QINZHOU, na China.
Expolog — A Expolog reúne empresários, investidores e profissionais de logística com atuação no mercado nacional e internacional. Para fortalecer seu networking e consolidar novos investimentos no Estado, o Governo do Ceará participou como expositor do evento, em um estande compartilhado entre SDE, Adece e Complexo do Pecém, que é formado por uma área industrial, pelo Porto do Pecém e pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.