Por meio do Programa Vidro Vira Vidro, que teve início no início do ano, o estado já coletou 1.594 toneladas de resíduos.
A instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em cidades integrantes do Consórcio Granfpolis está sendo operacionalizada, desde fevereiro, por dois importantes atores da cadeia de vidro: a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros, e a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo. O objetivo é continuar ampliando significativamente a coleta e a reciclagem de vidro nos municípios da região.
Até outubro deste ano, foram coletadas 1.594 toneladas, sendo 154 toneladas nos municípios do Consórcio Granfpolis e 1.439 toneladas no município de Florianópolis, neste último caso, a coleta é feita pela prefeitura e o resíduo destinado às cooperativas de catadores. Todo volume coletado na região foi destinado à fabricação de novas embalagens.
Além de Florianópolis, os pontos de coleta poderão ser encontrados nas cidades de: Palhoça, São José, Biguaçu, Tijucas, São João Batista, Nova Trento, Canelinha, Anitápolis, Água Mornas, Garopaba, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Major Gercino, Leoberto Leal, Governador Celso Ramos e São Bonifácio.
O Programa prevê disponibilizar os equipamentos em locais públicos, permitindo o fácil acesso à população para que efetuem o descarte adequado de embalagens de vidro pós consumo.
A instalação dos PEVs nas cidades participantes do Consórcio é mais um passo para aumentar a circulação do vidro no Brasil, por meio do Programa Vidro Vira Vidro, liderado pela Verallia. A meta é chegar a 1.500 pontos até 2025 e coletar milhares de toneladas de resíduos por ano, que ajudará a reduzir as emissões CO² no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.
Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade —Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras. Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e em 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação.
Por ser um material 100% reciclável, um quilo de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa um quilo de vidro novo.
Massfix — Desde 1991 a Massfix atua na reciclagem de cacos de vidros planos, vidros laminados e vidros de embalagens, sendo hoje a única empresa no mercado que recicla todo o tipo de vidro.
No início de nossa história atuamos apenas na coleta de cacos em uma pequena região de São Paulo. Com seriedade e profissionalismo a Massfix expandiu sua atuação, sempre se especializando e inovando no processo de beneficiamento e transportes destes resíduos, e hoje está em grande parte da região sudeste, com equipamentos roll on / roll off que proporcionam maior eficiência no atendimento. Atualmente atendemos mais de 1000 fornecedores entre pequenos e grandes geradores de diferentes segmentos, coletando todos os tipos de vidros: planos, temperados, laminados, vidros de embalagens e outros especiais.
As preocupações com o meio ambiente são a base das atividades da Massfix, e nos orgulhamos em contribuir com um ramo de atividade nobre que visa preservar a natureza, impedindo o descarte indevido de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva.
A Massfix trabalha no reaproveitamento dos resíduos de vidros de forma a serem reutilizados como matéria-prima em diferentes segmentos como: indústrias de vidro, indústria cerâmica, coloríficos, jateamento, micro esferas, tintas, e muitas outras.
Verallia — Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 10 mil colaboradores e colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.
Em 2022, a Verallia produziu cerca de 17 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,4 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.
No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos.