Singapura — A Ocean Network Express (ONE) anunciou no dia 23 de novembro (quinta-feira), o lançamento de um novo teste que visa desbloquear o potencial da propulsão eólica como uma solução sustentável para a indústria marítima. Após a conclusão bem-sucedida de um teste de fábrica, a ONE, em parceria com os especialistas holandeses em tecnologia eólica marítima Econowind, está preparada para instalar dois dispositivos de assistência eólica em contêineres, conhecidos como contêineres VentoFoil, no MV Kalamazoo. O navio alimentador de 1.036 TEU opera entre Pusan, Yokohama e Honolulu, e é de propriedade da Norse UK e administrado pela Goodwood Ship Management, Cingapura.
Os VentoFoils, que lembram asas de avião, são projetados para aproveitar a energia eólica, resultando em uma redução significativa no consumo de combustível e nas emissões de gases de efeito estufa. Cada VentoFoil é equipado com sistema de sucção inteligente que otimiza o fluxo de ar e maximiza o empuxo, e tem potencial para gerar até 400kW de potência, reduzindo o consumo de combustível em 5%. Eles são totalmente automáticos, ajustam-se à velocidade e direção do vento e podem ser iniciados a partir da ponte do navio.
—A ONE está comprometida em minimizar o nosso impacto ambiental e alcançar emissões líquidas zero até 2050— disse Hiroki Tsujii, diretor-geral da ONE. —Este teste com a Econowind é um importante passo em frente nos nossos esforços para explorar soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria marítima—.
O teste, programado para começar em janeiro de 2024 e durar aproximadamente seis meses, será um estudo abrangente, com a ONE monitorando de perto o desempenho dos VentoFoils. Serão coletados dados sobre consumo de combustível, reduções de emissões e eficiência operacional geral. Os resultados do ensaio serão utilizados para avaliar a viabilidade a longo prazo da propulsão eólica como uma solução de transporte marítimo sustentável.
Esta colaboração com a Econowind e a Norse UK, que estão comprometidas com a “Target Net Zero by 2050”, alinha-se com a estratégia verde mais ampla da ONE, abrangendo iniciativas para melhorar a gestão do carbono, otimizar a eficiência operacional, explorar combustíveis e tecnologias alternativas e envolver-se na construção verde comunitária. . A ONE permanece firme no seu compromisso de liderar a transição para uma indústria marítima mais sustentável.
Ocean Network Express (ONE) — A Ocean Network Express (ONE) foi fundada em 7 de julho de 2017 após as integrações de serviços regulares da Kawasaki Kisen Kaisha (“K” Line), Mitsui OSK Lines (MOL) e Nippon Yusen Kaisha (NYK). A nova entidade funciona a partir da sua sede global em Singapura, apoiada por sedes regionais em Hong Kong, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil. Operando mais de 220 navios, oferece uma rede internacional rápida e confiável de mais de 170 serviços para 120 países e além. ONE é o sexto maior transportador de contêineres do mundo, com uma frota de aproximadamente 1,69 milhão de TEU. ONE é membro da THE Alliance (THEA), um consórcio global de transportadoras marítimas. | www.one-line.com