fronius-soldagem

18/11/2023

Fronius do Brasil cria departamento de engenharia de aplicação de soldagem

A nova divisão visa desenvolver soluções tecnológicas avançadas que ofereçam oportunidades de negócio especialmente nos segmentos automotivo, linha amarela, transporte comercial e indústria gera.l

A Fronius do Brasil passa a contar com um departamento especializado em desenvolver soluções de soldagem customizadas para diferentes segmentos da indústria. Trata-se do Departamento de Engenharia de Aplicação da unidade Perfect Welding.

O novo departamento foi criado com objetivo de diversificar a tecnologia, produtos e serviços de soldagem para atender setores estratégicos da indústria, como o Automotivo-Tier1, de máquinas da Linha Amarela (tratores, escavadeiras, guindastes), Transporte Comercial (rodoviário, aviação, marítimo e ferroviário) e Indústria Geral. —A nossa estratégia é ampliar a atuação da unidade de soldagem para outros setores da indústria, que precisam de tecnologias avançadas de soldagem para ganhar competitividade— afirma Claudio Sá Diretor da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil.

A divisão da Fronius Perfect Welding tem como diferencial a estrutura do laboratório de soldagem. A instalação, composta por diversas células de soldagem robotizada, soluções de automação e células para soldagem manual, podem ser integradas aos mais variados sistemas desenvolvidos pela empresa, destacando-se por sua alta capacidade de customização. —Podemos, com isso, oferecer serviços de alto valor agregado ao mercado, como pesquisa e desenvolvimento de soluções customizadas, qualificação de processo de soldagem, testes com relatório detalhado sobre o processo e os resultados encontrados com o método de soldagem aplicado, parâmetros de soldagem, velocidade de deslocamento, macrografia (avaliação técnica do material, considerando a sua macroestrutura)— ressalta Claudio Sá.

O departamento de engenharia de aplicação conta com um time formado por especialistas para desenvolver oportunidades de negócios para os segmentos considerados estratégicos pela Fronius Internacional e Fronius do Brasil, e também uma equipe de especialistas em aplicação para desenvolvimento de soluções com aplicações robóticas, de acordo com a performance e parâmetros de soldagem mais adequados para cada processo, além de aplicações para projetos específicos que os profissionais técnicos de diferentes setores industriais demandam.

Preparado para a Indústria 4.0, o Departamento de Engenharia de Aplicação da Fronius conta ainda com tecnologias que permitem solucionar eventuais problemas remotamente, evitando impactos na produção. —Os nossos equipamentos de soldagem se comunicam com um sistema de gerenciamento, podendo identificar remotamente se o problema está na fonte de soldagem ou no robô, o que agiliza o reparo e evita impactos na produção — explica Claudio Sá.

Fronius do Brasil — Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Perfect Weldin — A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.