A Unielectra, uma empresa brasileira de consultoria em energia renovável, recém fundada, está ajudando empresas brasileiras a exportar seus produtos e serviços para os EUA. A empresa é liderada pela CEO Maria Mateus, que também é coordenadora da Câmara de Negócios Internacionais da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
—Os EUA são o maior mercado de energia renovável do mundo, mas têm dificuldade de encontrar empresas especializadas para atender à demanda por energias limpas. Desse modo, a Unielectra está ajudando a preencher essa lacuna, oferecendo suporte às empresas brasileiras na obtenção de licenças e autorizações para exportação, bem como na orientação sobre práticas comerciais locais e contatos com compradores e distribuidores —, informa a CEO, Maria Mateus.
A empresa já ajudou várias empresas brasileiras a expandir seus negócios para os EUA. A Waya Solution, uma empresa de projetos elétricos do interior de Pernambuco, contou com a consultoria da Unielectra para se especializar em energias renováveis no Brasil e nos EUA. Assim, a Unielectra espera que seu trabalho ajude a aumentar as exportações brasileiras de energia renovável para os EUA. Em 2022, ações conjuntas entre a Apex-Brasil e a ABGD alavancaram US$ 10 bilhões em exportações do setor elétrico brasileiro.
Ações da Unielectra para orientação de mercado: Ferramentas de acesso ao mercado; Práticas comerciais locais; Contatos de compradores, distribuidores, representantes e varejistas; Associações do setor; Canais de distribuição; Apoio na internacionalização de escritório virtual; Atração de investimentos; Prestadores de serviços especializados. | Mônica Coronel