Para testes de ônibus elétricos no aeroporto de Congonhas (SP).
A Engie, empresa líder em energia renovável no país, fechou uma parceria com a Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, e com a Higer, líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, para realização de testes de um novo modelo de transporte que poderá ser implementado em aeroportos do país. Neste modelo, a ENgie é responsável pelo planejamento e execução do projeto, viabilizando a transição dos veículos movidos a combustíveis de origem fóssil para veículos elétricos de fontes renováveis, através do investimento e da infraestrutura de carregamento da frota.
A partir desta semana, os passageiros do Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, vão contar com mais conforto, tecnologia e segurança ao utilizarem o embarque ou o desembarque remoto, realizado com o auxílio deste novo veículo. Entrou em fase de testes no terminal, o ônibus elétrico Higer Azure A12BR, que é 100% elétrico, sem emissão de CO2 e ruídos. O objetivo é utilizar o veículo no transporte de passageiros dentro do aeroporto, substituindo os ônibus que utilizam combustível fóssil, reduzindo, assim, as emissões de carbono na atmosfera. O Azure A12BR tem autonomia de 270 km e é alimentado exclusivamente por baterias, com tempo de recarga de até 3h.
Referência mundial em serviços de baixo carbono, a Engie oferece soluções sustentáveis para empresas e cidades no país. A parceria com a Aena, que detém a concessão de 17 aeroportos no Brasil, está em linha com os objetivos da empresa de alcançar o Net Zero Carbon até 2045.
—O consumo reduzido de energia e a redução de emissões estão em linha com o propósito da Engie de agir para acelerar a transição para um mundo neutro em carbono. Além disso, ajudamos empresas a serem mais sustentáveis e eficientes, otimizando seus custos com energia elétrica— afirma o diretor-presidente da Engie Soluções, Jacques-Olivier Klotz.
Estiveram presentes nos testes hoje, em Congonhas, o diretor- presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, o diretor comercial da Engie Soluções, Vinícius Câmara, e o diretor da Higer Bus Brasil, Marcelo Barella.
Atualmente, a Aena Brasil está investindo em obras estruturais nos aeroportos que administra para torná-los mais sustentáveis. Para o diretor de infraestrutura, operações e TI da Aena Brasil, Raul Moya, a parceria entre a Aena e a ENGIE é um passo importante dentro do compromisso da pauta ESG em tornar o aeroporto um ambiente mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, oferecendo mais conforto ao passageiro. —O objetivo da Aena é que possamos ter 100% da nossa frota de 25 ônibus com essa nova tecnologia em Congonhas— destacou.
Para Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina, —Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente, a acessibilidade de todos—.
Engie — A Engie é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a Engie concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes.
No Brasil, a Engie, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Contando com 2.600 colaboradores, a Engie possui no país cerca de 10 GW, dos quais 100% são provenientes de fontes renováveis.
Aena Brasil — Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros.
Agora, a concessionária começa a assumir a gestão de 11 novos aeródromos no país: Congonhas (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; e Marabá, Carajá, Santarém e Altamira, no Pará. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019
TEVX Higer — A operação no mercado brasileiro da Higer Bus – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos — está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a Higer Bus exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.