Marca conquistada é também a maior de 2023 após a companhia colocar em prática no primeiro semestre sua estratégia para atravessar cenário desafiador do Agronegócio.
No balanço de resultados do terceiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022, o AgroGalaxy (B3: AGXY3), um dos maiores grupos varejistas de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio, conseguiu evoluir em margem bruta, alcançando 18,2%, tendo partido de 15,1% no primeiro trimestre de 2023 e 16,6% no segundo trimestre de 2023. Esse foi o 3º trimestre com maior margem bruta da história da companhia e a maior do ano. Para atingir tal patamar, a estratégia colocada em prática desde o 2º trimestre do ano foi fundamental para enfrentar o cenário desafiador do Agronegócio.
—Nos antecipamos ao mercado e colocamos em prática uma estratégia para enfrentar a intensa volatilidade dos preços e excesso de estocagem de insumos e a variação no valor das commodities, que influenciaram o comportamento do produtor, realizando pedidos muito próximos a seu uso ao longo do ano. A conquista de maior margem do ano é muito relevante, dado que os terceiros trimestres costumam ser os de menor margem, por ter um mix importante de fertilizantes.—comenta Welles Pascoal, CEO do AgroGalaxy.
De acordo com o executivo, as iniciativas da companhia envolveram, principalmente: equacionamento dos estoques com preços descasados, com devoluções de produtos ao fornecedor, campanhas de vendas que levaram a uma redução temporária de margens no primeiro semestre de 2023 em recuperação no terceiro trimestre de 2023; redução da inadimplência, com campanhas de valorização de grãos para a safrinha 2023 e safra 2023/24 em parceria com fornecedores para fomentar o barter e, portanto, reduzir riscos de não recebimento de contas a prazo, e o foco em rentabilidade do portfólio, ou seja, na melhoria das margens.
—Outro destaque muito importante foi a redução do nosso SG&A em 23%, excluindo-se depreciação e amortização. Isso foi possível pela sinergia entre os negócios que adquirimos ao longo dos anos, com ganhos de eficiência. Também focamos no ramp up de lojas abertas, que foram 59 desde 2019 e que já contribuíram com 23% da receita nos nove primeiros meses de 2023 —informa Pascoal.
Sobre os resultados do 3terceiro trimestre de 2023, o executivo destaca a continuidade da confiança dos produtores no AgroGalaxy, comprovando a força da companhia em momentos desafiadores. —Alcançamos quase 31 mil clientes ativos, crescimento de 31% em relação a setembro de 2022 e no terceiro trimestre de 2023 recebemos 45% mais grãos em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse é o maior indicativo de confiança do produtor na Companhia — afirma.
Destaques do faturamento e dados gerais —Como fruto das pesquisas do AgroGalaxy para fazer a melhor recomendação ao produtor, a companhia permaneceu avançando no segmento de especialidades e bioinsumos, que possuem a maior margem bruta dentre todos os insumos. O mix de especialidades cresceu 2,8 p.p. e os biosinsumos 1,7 p.p. em comparação ao 3terceiro trimestre de 2022 mesmo diante do cenário desafiador. —Somos a plataforma número um do varejo em vendas de bioinsumos no Brasil —afirma Welles Pascoal.
—Outro foco importante foi a recuperação de contas e melhoria no capital de giro da Companhia. Voltamos a um dígito de inadimplência e conseguimos reduzir em 28 dias o nosso capital de giro —pontua Eron Martins, CFO do AgroGalaxy.
Not erceiro trimestre de 2023, a receita líquida total atingiu R$ 2,4 bilhões (-23%). A receita de insumos retraiu 42%, totalizando R$ 1,3 bilhão, resultado da queda de 44% em preços e aumento de 3% em volume. —Destaco que o final do mês de setembro, que é crucial no faturamento de safra de verão, principalmente, em sementes e defensivos, foi impactado negativamente por altas temperaturas atípicas para a época, alcançando mais de 40ºC em algumas regiões, fato que atrasou o plantio nas lavouras de boa parte do Brasil —explica Welles.
Ainda no terceiro trimestre de 2023, o Lucro Bruto Ajustado foi de R$ 255 milhões (-36%), com margem de 10,8%. Conforme destacado anteriormente, a margem bruta de insumos avançou 0,7 p.p., atingindo 18,2%. O Ebitda ajustado totalizou R$ 74,4 milhões, com margem de 3,1%. o resultado líquido somou -R$ 89 milhões e o resultado financeiro seguiu afetado pela taxa Selic em patamares elevados.
Sob o aspecto de estrutura de capital, o AgroGalaxy fechou o trimestre com relevante posição de caixa, equivalentes e aplicações em cerca de R$ 900 milhões, montante semelhante a setembro de 2022. —Um grande destaque nessa frente ocorreu após o fechamento do trimestre e neste mês de novembro concluímos o alongamento de parte dos nossos vencimentos de curto prazo, totalizando R$ 839 milhões, com liquidação em até três anos. Esse é um importante passo para adequar a nossa estrutura de capital ao desafiador momento para o setor—revela Eron Martins.
Welles Pascoal considera que o pior cenário ficou para trás e que o AgroGalaxy está satisfeito em constatar os esforços de recuperação de margens surtirem efeito. — Reforço o nosso compromisso de continuarmos trabalhando arduamente para superar esse momento desafiador e continuar a nos consolidarmos como a melhor e mais sustentável varejista de insumos agrícolas e serviços voltados para o agricultor brasileiro, firmando parcerias e oferecendo soluções únicas —complementa.
Perfil AgroGalaxy — O AgroGalaxy é uma das maiores varejistas e de serviços voltados para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos e serviços agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos. A companhia também oferece prestação de serviços financeiros, atuando com marcas que possuem mais de 30 anos de atuação no mercado.
Companhia listada no Novo Mercado, o AgroGalaxy (AGXY3) é composto pelas marcas Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Grão de Ouro, Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat, servindo 20 milhões de hectares de área plantada. A missão do AgroGalaxy é ser a melhor e mais sustentável varejista de insumos agrícolas e contribuir com o dia a dia do produtor rural, aumentando sua produtividade e a rentabilidade no campo. Atualmente, a empresa conta com 169 lojas em mais de 1.000 municípios de 14 estados do Brasil, atendendo cerca de 31 mil clientes.