A venda direta, também conhecida como marketing multinível, é uma indústria próspera. Nosso canal oferece diversos benefícios, destacando uma forma de o empreendedor obter independência financeira ao levar um produto ou serviço ao usuário final, muitas vezes acompanhado de uma experiência pessoal.
Na América Latina e entre a comunidade hispânica dos EUA, as vendas diretas representam uma grande oportunidade para quem busca melhorar sua renda e alcançar o sucesso profissional. De acordo com a Associação Federal Mundial de Venda Direta (WFDSA), as Américas foram a região com melhor desempenho no mundo, com vendas totais de mais de US$ 65 bilhões em 2022 – resultando em uma taxa composta de crescimento anual de 4% nos últimos três anos, bem acima da taxa global de 2,8%. Este sucesso foi impulsionado por mais de 30 milhões de vendedores independentes na América do Norte, do Sul e Central, que, por sua vez, obtiveram grandes benefícios das oportunidades da indústria de venda direta.
No Brasil, segundo dados da ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta), já existem mais de 3,5 milhões de empreendedores atuando nesse segmento. Em 2022, os produtos e serviços vendidos por meio de venda direta no Brasil geraram R$ 45 bilhões. A força de vendas do segmento atua como revendedora direta das empresas, seja no modelo de marketing multinível ou de nível único. O país ocupa a 7ª posição mundial em Vendas Diretas e tem a liderança do setor na América Latina em 2022 (Receita de US$ 7,6 bilhões) pelos dados da WFDSA.
Estes números são indicadores do grande mercado da região e do forte interesse no canal. Para melhor atender esse mercado, nós que trabalhamos no setor de venda direta temos o compromisso de implementar e executar as melhores práticas. A melhor forma de promover o crescimento mútuo entre empresas e distribuidores independentes é desmistificar e fazer a venda direta da forma como deve ser. Para conseguir isso, é importante considerar alguns fatores:
Construa uma estratégia de negócios sólida — À medida que a indústria da venda direta evolui, tem enfrentado uma série de desafios, no entanto, tudo tem um lado bom e é onde se deve focar. O primeiro passo é reconhecer os pontos fracos, fazer um estudo aprofundado, estabelecer objetivos e tomar ação para enfrentar as adversidades. A partir de uma estratégia empresarial sólida, a empresa pode melhorar seus resultados.
Trabalhe em suas taxas de retenção e reputação — Boas experiências têm impacto positivo na reputação do setor e podem aumentar as taxas de retenção em todos os níveis da cadeia. Isto é ainda mais importante dado que a reputação corporativa se torna uma prioridade estratégica para um número crescente de empresas. Segundo pesquisa do Center for Reputation Leadership, 46,4% das empresas estão trabalhando proativamente na gestão da reputação este ano, refletindo uma maior consciência do papel das empresas como agentes transformadores nos ambientes em que atuam.
Deixe seus valores conduzirem mostrarem o caminho — Na Hy Cite, uma empresa global com uma história de mais de 60 anos na indústria de venda direta, acreditamos que a chave do sucesso está nas pessoas – nossos colaboradores e distribuidores independentes. É uma lição que aprendi em uma série de funções de liderança no setor, que minha experiência na Hy Cite apenas reforçou. Transmitir valores sólidos como confiança, empatia, integridade e excelência proporciona à nossa empresa vantagens competitivas e novas oportunidades. Por sua vez, os empreendedores de venda direta demonstram esses valores aos seus consumidores, o que lhes permite aproveitar melhor todas as vantagens de ser um distribuidor independente, como melhor renda, horários flexíveis e crescimento profissional.
Por outro lado, cada empresa faz parte de uma sociedade e atua em diferentes cenários. Portanto, também é importante ter um compromisso com a cidadania corporativa por meio de ações de responsabilidade social que contribuam para o desenvolvimento da comunidade.
Criar alianças com os principais players do setor — O caminho para uma nova era no modelo de negócios da indústria de venda direta exige que continuemos a cumprir consistentemente o que prometemos aos nossos clientes, distribuidores e colaboradores. Além disso, é fundamental que a indústria conte com o apoio dos principais intervenientes, incluindo instituições financeiras e entidades governamentais, para nos ajudar a atingir os nossos objetivos e cumprir tudo o que prometemos. A colaboração com câmaras de comércio e entidades setoriais como a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta) fornece as ferramentas e conexões necessárias para garantir as melhores práticas.
Esses princípios orientaram muitos de nós no setor e nos permitiram prosperar com nossos parceiros em toda a região. O legado de uma empresa de vendas diretas é construído diariamente com boas práticas. No caso da Hy Cite, nosso segredo tem sido o compromisso com a transparência, as práticas éticas e o bem-estar dos nossos colaboradores, distribuidores independentes e consumidores finais. Estou confiante de que, ao fazer vendas diretas da maneira que deveria ser, a indústria poderá atingir todo o seu potencial.
. Por: Paulo Moledo, CEO e Presidente da Hy Cite. | Hy Cite — A Hy Cite, com sede em Madison, Wisconsin, tem uma história de mais de 60 anos na indústria de venda direta e quase 30 anos de presença na América Latina. Possui operações nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e República Dominicana, onde se tornou parceira no progresso econômico de milhares de distribuidores independentes dos seus produtos.
A Hy Cite tem mais de 1.500 funcionários em oito escritórios corporativos e oito centros de distribuição, mais de 10.000 Distribuidores Independentes Autorizados e Distribuidores Júnior com mais de 2,8 milhões de clientes atendidos nos EUA e na América Latina desde 2018. Com mais de US$ 900 milhões em vendas anuais de sua marca Royal Prestige, a Hy Cite está classificada em 24º lugar entre as principais empresas de venda direta do mundo, de acordo com a lista 2023 DSN Global 100.