Da 5ª Edição do Programa de Eficiência de Carcaça (Pec).PEC 2023 eleva os padrões de qualidade na produção de gado, com um notável aumento de animais avaliados e inscrições de pecuaristas em todo o Brasil.
O Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) chega ao fim de sua quinta edição, alcançando resultados notáveis e reconhecendo os esforços dos principais pecuaristas participantes. A Minerva Foods, em parceria com a Biogénesis Bagó e a Phibro Saúde Animal, anunciam os vencedores e os avanços conquistados durante este ano de desafios e dedicação em prol da pecuária brasileira.
O Grand Prix do PEC 2023 foi a Green Farming Fazendas Renováveis, reconhecida por obter o maior volume, a melhor nota e o menor desvio padrão.
Ao todo, o PEC 2023 avaliou impressionantes 495 mil animais e contou com a inscrição de 1.914 pecuaristas, representando um aumento significativo de 45% no número de inscritos e 41% no número de animais avaliados em comparação com o ano anterior. Desde o seu início, o programa já avaliou mais de 1 milhão e 400 mil animais, demonstrando seu impacto positivo na indústria da pecuária.
Os resultados obtidos nesta edição confirmam o compromisso contínuo do PEC em elevar os padrões de qualidade e eficiência na produção de gado no Brasil. Através da promoção de boas práticas, da disseminação de conhecimento nos encontros presenciais com os pecuaristas e assistência técnica, o programa desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável e na evolução contínua do setor pecuário.
Fabiano Tito, diretor de Compra de Gado na Minerva Foods, comentou sobre os resultados:—Os números deste ano refletem o compromisso contínuo do setor com a excelência na produção de gado. Estamos orgulhosos dos avanços alcançados e do comprometimento dos pecuaristas em elevar os padrões de qualidade. O PEC desempenha um papel fundamental nessa jornada de crescimento e melhoria contínua—.
—Os resultados do PEC são excelentes. O aumento do número de pecuaristas e o crescente volume de animais ano após ano confirmam a intensificação do uso de tecnologias, inclusive nutricionais, para elevação dos padrões de produtividade. Com isso, os produtores tornam-se mais eficientes e colocam no mercado animais com carcaça de qualidade superior. Nesse sentido, o PEC é uma ferramenta moderna, voltada para o sucesso da atividade como um todo, pois ajuda a impulsionar os indicadores do processo produtivo—assinala Mauricio Graziani, country manager da Phibro Saúde Animal.
—Chegamos ao fim de mais uma edição do PEC com muita satisfação pelo dever cumprido. Pudemos, de uma maneira cada vez mais presente, assessorar os principais produtores, participantes do programa, na visualização de melhores índices produtivos em cada um dos pilares trabalhados, que são: sanidade, genética, nutrição, sustentabilidade, gestão e bem-estar animal. O olhar atento a cada um desses pilares contribui para que a pecuária atinja o grau de padronização que o programa preconiza— finaliza Carlos Godoy, Gerente de Marketing Latam Norte e Brasil da Biogénesis Bagó.
A lista de vencedores por região:
. Araguaína/TO: Ouro Geraldo Antônio e Marco Aurélio Sampaio; Prata Marcelo Motta Zancaner; Bronze Murilo Mustafa Brito Bucar de Abreu.
. José Bonifácio/SP: Ouro Marcelo de Almeida Ferreira;Prata Rolemberg Sabadini;Bronze Fazenda Santa Otília Agropecuária.
. Barretos/SP: Ouro Agropecuária Guimarães; Prata Valter Hiromu Murata; Bronze Nivaldo Evaristo Davoglio.. Mirassol D´Oeste/MT: Ouro Adão Alves Garcia Júnior; Prata Finpec Agronegócios; Bronze Wallace Antunes Gonçalves.
. Janaúba/MG: Ouro Antônio Augusto Athayde Júnior;Prata Donizete Batista Gonçalves; Bronze João Evangelista Dias.
. Palmeiras de Goiás/GO: Ouro Agrotri Agropecuária Triângulo; Prata Alaer Luiz Marques; Bronze João Batista de Miranda.
*Minerva Foods — A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 20 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 33 unidades industriais, 12 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.
Phibro Saúde Animal — A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse o site.
Biogénesis Bagó — A Biogénesis Bagó, empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, é comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia. Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Ásia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP). A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do mundo, tanto que três em cada dez vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 400 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas. Em 2014, 2016, 2018 e 2020 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.