mulheres-globais

08/11/2023

Assintecal participa de evento Mulheres Globais, da CNI

A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, participou, no último dia 07 de novembro (terça-feira), do evento Mulheres Globais, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A reunião, ocorrida no escritório da entidade, em São Paulo/SP, contou com apresentações de lideranças femininas no ambiente corporativo.

Na oportunidade, Silvana contou a história da Assintecal, que há quatro décadas representa as mais de 3 mil empresas de componentes para couro, calçados e artefatos do Brasil. Exercendo o cargo de liderança há três anos, Silvana ressalta que, apesar de ter um percentual relevante de mulheres trabalhando no setor (mais de 50%), apenas 36% dos cargos de liderança na atividade são ocupados por elas. —Hoje, temos uma média maior do que os demais setores econômicos (14% de mulheres em cargos de liderança), mas sabemos que existe um longo caminho a ser percorrido. Pesquisas internacionais apontam que a diversidade melhora de 20% a 30% a lucratividade. As empresas precisam estar atentas a isso—comenta. E é para chamar a atenção para essa questão que a Assintecal, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), mantêm o programa Mulheres +, que tem a missão de promover o desenvolvimento e estimular o empreendedorismo feminino.

ESG —Além do Mulheres +, a Assintecal está à frente do Origem Sustentável, realizado em conjunto com a Abicalçados. Trata-se da única certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. “E, dentro dos nossos mais de 100 indicadores, todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trazemos muito a questão social e a importância da diversidade nas empresas”, conta a superintendente. Atualmente, já são mais de 90 empresas certificadas ou em processo de certificação.