programa-voluntario-sada

07/11/2023

Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo SADA ganha Prêmio BBM de Logística 2023

Companhia recebeu o “Oscar da logística brasileira” na categoria ESG. Em 2022 o programa beneficiou mais de 32 mil pessoas e contou com mais de 2.400 voluntários e embaixadores do bem.

O Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo SADA foi reconhecido como a melhor prática na categoria ESG do Prêmio BBM de Logística 2023, intitulado o “Oscar da logística brasileira”. Criado em 2019 com o objetivo de engajar os colaboradores para oferecer mão de obra voluntária em ações sociais criadas ou apoiadas pelas empresas do Grupo, somente em 2022, suas ações contaram com mais de 2.400 embaixadores do bem e pessoas voluntárias, beneficiando mais de 32 mil pessoas direta e indiretamente.

Dentre as principais práticas do programa desenvolvido pela Área de Responsabilidade Social Corporativa estão pontos de coleta de tampinhas de plástico para convertê-las em dinheiro para castrar animais e apoiar a manutenção de um asilo; a adesão ao projeto Lacre do Bem, que troca lacres de latinhas por cadeiras de roda; doação de mechas de cabelo para instituições que fazem perucas para pessoas em tratamento de câncer; apoio a vítimas das chuvas no Brasil com doação de alimentos, roupas e móveis; a realização de eventos como Dia das Crianças e Natal Solidário nas comunidades do entorno das operações; o Dia V, com atividades voluntárias para reformas e manutenções em instituições de diversas regiões do país; e apoio ao programa Na Mão Certa, que luta para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Segundo a vice-presidente executiva do Grupo SADA, Daniela Medioli, a companhia trata o investimento na agenda ESG como uma das prioridades para o negócio e incentiva a participação de todos os colaboradores neste movimento. —O fomento ao desenvolvimento social e o propósito de transformar o mundo em que vivemos em um lugar melhor está no nosso DNA. Engajar nossas pessoas colaboradoras em ações que contribuem para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fortalece a nossa governança corporativa e as coloca no centro, como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa —afirma.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo SADA, Elisa Cunha, essa conquista representa um marco significativo na jornada do conglomerado em relação ao crescimento sustentável e em equilíbrio com as comunidades. —É a primeira vez que participamos do Prêmio BBM e já saímos vitoriosos. Este é o reconhecimento do nosso compromisso em construir um Grupo que não apenas busca o sucesso financeiro, mas também se preocupa com o impacto que causa na sociedade. Resultados como este só são possíveis porque temos pessoas engajadas e que dedicam seu tempo para contribuir com as causas que apoiamos— reforça. —Apenas no ano passado, mais de 2.100 horas foram dedicadas pelas 150 pessoas que trabalham no Grupo SADA e fazem parte do Programa Voluntariado Corporativo, sendo 1.100 horas aos fins de semana e mais de 1 mil horas dentro do expediente— finaliza.

O Prêmio BBM, realizado pela revista MundoLogística e com o patrocínio da BBM Logística, reconhece a competência dos profissionais e projetos do setor, inspira a criação de soluções de valor e destaca quem está revolucionando o segmento de Logística e Supply Chain.

Neste mês o Grupo SADA também foi finalista do 9º Prêmio de Sustentabilidade do Sindicado das Empresas de Transportes de São Paulo (Setcesp) na categoria de Responsabilidade Social.