escritorio-omt

01/11/2023

Rio de Janeiro terá escritório da Organização Mundial do Turismo

É a primeira cidade na região das Américas e Caribe com a sede da OMT.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, visitaram na tarde do dia 31 de outubro (terça-feira) a futura sede do escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT). O Rio de Janeiro será a primeira cidade na região das Américas e Caribe a ter uma unidade da OMT. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Rio com a Fecomércio, que cedeu um andar de um antigo prédio da  Defensoria Pública da União, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), próximo à Igreja da Candelária, na Orla Conde, com vista para Baía de Guanabara.

— Essa escolha demonstra, mais uma vez, o protagonismo que o Rio de Janeiro tem no cenário mundial. O Rio de Janeiro é visto como a face desse país. Isso consolida o Rio de Janeiro como um centro de tomada de decisões importantes e traz atividades e riquezas para que possamos, cada vez mais, desenvolver a cidade. O Rio de Janeiro é sede de grandes empresas, tem um setor de serviços sofisticado e um turismo fundamental. Quanto mais avançar o turismo no Brasil, melhor para o Rio — afirmou Eduardo Paes.

Em dezembro de 2021, na 24ª Assembleia Geral da OMT, em Madri, o Brasil foi eleito para sediar a unidade. O acordo com a OMT, prevendo a cidade do Rio como sede, foi firmado este mês, na 25ª Assembleia Geral da entidade, no Uzbequistão.

— Conseguimos uma grande vitória, depois de muita articulação e trabalho do governo brasileiro. Esse escritório vai atender toda a América Latina e o Caribe. Assinamos o acordo, que agora precisa ser ratificado no Congresso Nacional — disse Celso Sabino.

O escritório tem previsão de ser inaugurado no dia 15 de dezembro (sexta-feira) deste ano, e o acordo prevê o desenvolvimento de uma série de projetos para impulsionar a atividade turística na região, com cooperação técnica, atividades de capacitação e de atração de investimentos.

Fecomércio — A manutenção da representação será de responsabilidade da União, com verba prevista de US$ 5 milhões por ano, que serão repassados à entidade, via Organização das Nações Unidas (ONU). —A OMT nos ajudará a realizar grandes eventos e na promoção do turismo brasileiro. Vamos colocar o Brasil entre os dez principais destinos turísticos do mundo —completou o ministro. Segundo o consultor da presidência da Fecomércio, Otávio Leite, inicialmente o escritório contará com a colaboração de 15 funcionários.

— A América do Sul e o Caribe são regiões pouco visitadas hoje em dia se comparadas com Europa e Ásia. A OMT, visando o desenvolvimento regional do turismo, teve a iniciativa de abrir aqui o seu escritório. Serão muitos benefícios para a América do Sul, como a realização de grandes eventos, fóruns econômicos direcionados ao turismo, a centralização das políticas para o turismo aqui no nosso país. Tenho a plena convicção que o mundo terá na América do Sul um novo destino, e vamos trabalhar muito para incluir o Brasil no Top 10 de destinos no mundo — completou o ministro do Turismo.

Celso Sabino também apresentou o projeto ao governador do estado, Cláudio Castro, —Temos que unir forças— finalizou.

Além do escritório a ser inaugurado no Rio de Janeiro, a OMT conta com sua sede em Madri, na Espanha, e um escritório regional na Arábia Saudita.