Mais um marco para a cafeicultura nacional.
O Centro de Excelência em Cafeicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi inaugurado em Minas Gerais, no dia 26 de outubro (quinta-feira). Este centro oferecerá cursos técnicos e de graduação, formando profissionais especializados para o mercado de café e contribuindo para o desenvolvimento da cafeicultura no país. O projeto é liderado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema Faemg Senar.
O Centro de Excelência em Cafeicultura está localizado em Varginha, no sul de Minas Gerais, e representa um investimento de mais de R$ 13 milhões em instalações. Com uma ampla infraestrutura, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca e um auditório, o centro oferecerá educação técnica em cafeicultura e cursos de graduação relacionados. Ele faz parte de um projeto maior que visa estabelecer dez centros de educação profissional e tecnológica em várias regiões do Brasil.
O objetivo principal do centro é promover o conhecimento, a pesquisa e o desenvolvimento de boas práticas na cafeicultura, aprimorando a competitividade do setor. O curso técnico em cafeicultura será oferecido inicialmente de forma presencial, e posteriormente, o ensino a distância e cursos de graduação. Além disso, o centro sediará ações e eventos para fortalecer a cafeicultura a nível local, estadual e nacional.
Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café, elogiou a atuação do Senar e a decisão da CNA de investir no projeto no Sul de Minas. —Foi uma escolha muito feliz de todos os envolvidos. Parabenizamos o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício de Andrade e, claro, o presidente da CNA, Dr. João Martins. A região será muito beneficiada com esse projeto diferenciado. O alto investimento trará excelentes frutos à cafeicultura do Sul de Minas— destacou.