Operação no Brasil é responsável por abastecer o mercado interno e países da América do Sul, Central, Europa e África.
A Scania, fabricante de veículos comerciais, planeja investir significativos R$ 65,7 milhões na expansão de seu centro logístico de peças de reposição localizado na cidade de Vinhedo (SP). Essa iniciativa tem como objetivo ampliar a abrangência dos mercados atendidos a partir do Brasil, otimizar os processos e fluxos logísticos e preparar o armazém para receber componentes relacionados a novos produtos, incluindo veículos elétricos.
O centro logístico da Scania em Vinhedo comemora uma década de operação na cidade, de onde diariamente são despachadas mais de 42 mil peças, com destinos que abrangem o Brasil, países vizinhos e até além como Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul. O espaço atual abriga cerca de 40 mil itens, mas a expansão planejada aumentará sua capacidade física em 50%, passando de 15.000 m² para 22.500 m². Notavelmente, essa é a única unidade de logística e reposição de peças da Scania no mundo com uma estrutura semelhante à matriz logística da empresa na Bélgica.
—O veículo precisa estar sempre operante e com disponibilidade. O que não pode acontecer ao nosso cliente é faltar peça. A maior lucratividade para ele é não parar— disse Paulo Moraes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.
A tecnologia desempenha um papel fundamental na garantia dessa disponibilidade. Dados coletados em tempo real dos caminhões permitem a programação de serviços de manutenção, reduzindo o tempo de parada dos veículos em até 30%. Além disso, a expansão em Vinhedo possibilita atender novos mercados, incluindo o México, que está em fase de estudo. Isso também permitirá a incorporação de veículos elétricos à estrutura, alinhando-se à estratégia global da Scania, que prevê que até 2030 mais da metade de suas vendas de veículos novos sejam modelos eletrificados.
—A nossa perspectiva é de olhar para o mercado interno. O começo de 2023 foi mais difícil, de transição de legislação do Euro 5 para o Euro 6. […] Nós tivemos uma retomada bastante forte na metade do ano, com uma demanda do mercado brasileiro muito forte para a Scania e para o ano que vem também. O mercado mexicano também está com uma perspectiva bem positiva, então são dois mercados que nos dão uma visão bastante otimista — pontua Paulo Moraes à Tecnologística.
De acordo com a empresa, a localização estratégica em Vinhedo, com acesso rápido a importantes rodovias, como a Anhanguera e Bandeirantes, o Aeroporto de Viracopos e o Rodoanel, contribui significativamente para a redução de custos e tempo na entrega de peças para concessionárias no Brasil e América Latina. —A capilaridade para o deslocamento foi um atrativo fundamental para mudar a operação de São Bernardo do Campo para Vinhedo, e com o tempo vimos como a decisão foi acertada —destacou Ademir Egídio, gerente-executivo do centro logístico.
Atualmente, a operação em Vinhedo gera 170 vagas de trabalho, incluindo 140 vagas diretas e 30 vagas indiretas. A ampliação do centro logístico representa um marco importante no compromisso da Scania em garantir a eficiência e a disponibilidade de peças para seus clientes em toda a América Latina. | Tecnologística.