E premia os melhores peixeiros e inovações da indústria de pescado. Segundo dia traz palestras voltadas para varejistas e apresenta os vencedores do 2º Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil e o Prêmio Seafood Innovation Show.
O Seafood Show Latin America 2023, feira de negócios da América Latina focada na comercialização de pescado, chega ao segundo dia com diversas palestras, aulas shows e muita movimentação para o setor. Realizada pela Francal Feiras e Seafood Brasil, o dia começou com o talk show com o executivo da Vertical Varejo da Nielsen IQ, Ícaro Rodrigues, sobre varejo de pescados trazendo o atual cenário macroeconômico do Brasil e outras referências na palestra “Movimentações do mercado de pescados no varejo brasileiro”. Ele afirmou que os brasileiros estão predispostos a consumir mais — especialmente nos atacarejos, que atingem 73% dos lares.
Rodrigues informou que os “perecíveis frescos” são itens utilizados pelos supermercados para atrair os consumidores, já que a alimentação com produtos frescos é indispensável para os brasileiros, que fazem compras recorrentes desses itens. A categoria é sensível a preço, ou seja, os consumidores sempre buscam promoções, que são mais frequentes nos atacarejos. Então, o impulsionamento do consumo de pescados passa pelas vendas no Atacarejo, formato de ponto de venda onde se praticam os melhores preços e mais promoções.
Saindo do varejo físico e indo para o digital, o Seafood Show reuniu três empresas com perfil de vendas online para debater os “Novos canais de venda e marketing digital para o setor de pescados”. Thomaz Ayres, CEO de O Peixeiro, Kaká Ambrósio, CEO da Dupeixe e Manu Ornelas, diretora da Peixaria Divina Providência, falaram sobre as ações digitais e como isso tem expandido o mercado de pescados.
Ayres explicou que O Peixeiro oferece um serviço de assinatura para os clientes, com entregas programadas, sendo semanal, quinzenal e mensal. O público representa 80% dos clientes da marca. Já Ambrósio falou que a Dupeixe funciona como uma plataforma de negócios, que conecta produtores e pescadores aos outros elos da cadeia, como indústria, varejo e food service. Ele ressaltou que a transparência é elemento-chave para o sucesso do negócio, e que as certificações, desde a pesca até a industrialização, implicam em segurança alimentar, indispensável para esse tipo de proteína.
Manu Ornelas mostrou como a sua atuação nas redes sociais, em que fala sobre pescado e consumo, a transformou numa “influenciadora do setor” e contribuiu para o aumento nas vendas da Peixaria Divina Providência. Ela também tem um squad de influenciadoras digitais que falam sobre pescados, com temas como espécies, cuidados básicos, preparo e harmonização.
Premiações: o Seafood Show 2023 realizou o Global Reception, coquetel de confraternização oficial do setor. A oportunidade serviu para reconhecer e destacar as inovações na indústria de pescado com o Prêmio Seafood Innovation Show.
Nesta edição, os vencedores foram: em primeiro lugar, Brazilian Fish, com o produto coxinha com tilápia; segundo lugar para Frescattto com arroz de polvo e, em terceiro, Noronha Pescados com maritos.
O momento também apresentou os vencedores do 2º Prêmio dos Melhores Peixeiros do Brasil, que, durante a feira, apresentou a melhor exposição de pescado fresco no ponto de venda. A noite foi de Heitor Marcatti e Cleriston Souza, da peixaria Hermes Pescados.