cd-mercado-livre

27/10/2023

Mercado Livre se prepara para a Black Friday de 2023

À medida que nos aproximamos da aguardada Black Friday, o Mercado Livre está diante de um cenário econômico desafiador. No entanto, a empresa está determinada a proporcionar sua edição mais grandiosa do evento, apoiada pelo entusiasmo de oito em cada dez consumidores que planejam realizar compras nesse período. Além disso, metade deles tem a intenção de aumentar seus gastos em comparação com o ano anterior.

No decorrer do último ano, o Mercado Livre registrou um notável crescimento de 19% em suas operações, superando a retração de 18% observada no mercado em geral. Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace da empresa, salientou: —Apesar do desafiador cenário macroeconômico, muitos consumidores optaram por realizar sua primeira compra conosco, e a experiência positiva os incentivou a retornar para suas compras de Natal—.

Essas informações provêm da pesquisa denominada “Visão do Consumidor para a Black Friday de 2023”, na qual quase oito mil entrevistados da base de clientes do Mercado Livre e do Mercado Pago participaram. A confiabilidade das compras online representa o principal atrativo, com 96% dos participantes planejando efetuar suas aquisições pela internet.

Esse crescimento é atribuído à diversidade de ofertas e promoções, bem como ao investimento em publicidade direcionada para estimular o tráfego e as conversões. Para este ano, as expectativas são de crescimento de dois dígitos, refletindo também na expansão da equipe da empresa, que planeja criar 5,6 mil empregos, com foco em logística e oportunidades de efetivação. As contratações ocorrerão nos centros de distribuição localizados em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

No que diz respeito às preferências de pagamento, a pesquisa revelou um aumento de 3 pontos percentuais na opção por pagamentos à vista, alcançando 18% em comparação com os 15% de 2022. No entanto, os pagamentos parcelados ainda são substanciais, visto que quase metade dos consumidores não consideraria fazer compras na Black Friday sem essa opção, especialmente ao adquirirem produtos de maior valor e tíquetes mais elevados. Cerca de 23% dos compradores planejam gastar mais de R$2 mil, enquanto 33% têm orçamento entre R$100 e R$500.

O parcelamento em até seis vezes é a escolha de 40% dos compradores, e o cartão de crédito continua sendo o método de pagamento preferido, devido à flexibilidade do pagamento em 30 dias e à possibilidade de utilizar o 13º salário para quitar a fatura. Neste ano, 69% dos consumidores planejam utilizar esse benefício. O Pix é a segunda opção, escolhida por 17% dos compradores, em comparação com 19% em 2022.

A empresa também ressalta a importância da rapidez na entrega na decisão de compra. Enquanto 75% dos consumidores valorizam o frete grátis, um em cada três compradores busca opções de entrega no mesmo dia. Nesse contexto, o Mercado Livre está reforçando seu programa de fidelidade Meli+.

Categorias – Eletrodomésticos lideram as preferências dos consumidores, e o Mercado Livre está intensificando sua gestão nessa categoria, incluindo a participação de revendedores na plataforma, associado a marcas próprias como Whirlpool (Consul e Brastemp), Samsung e Electrolux, entre outras.

Eletrônicos, celulares e acessórios de telefonia seguem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Moda, casa, móveis e decoração ocupam as posições quatro e cinco.

Comunicação – Para o ano de 2023, o Mercado Livre planeja investir 50% a mais em mídia em comparação com o ano anterior, marcando seu maior investimento até o momento para a data. Além disso, o investimento em cupons será 137% maior em relação ao mesmo período do ano passado, visando aumentar a visibilidade da plataforma em conjunto com descontos.

Recentemente, a empresa lançou a campanha “Tá na Mão”, veiculada em toda a programação da Globo. O filme, estrelado por Marcos Mion, apresenta uma inovadora ação na qual um cupom de desconto é liberado para a audiência a cada aperto de mão, representando o logotipo do Mercado Livre. A campanha também está presente nos canais pagos GNT e Multishow.

O plano de comunicação para a data é fortalecido pelo Programa de Afiliados, lançado no final de agosto. Essa iniciativa permite que criadores de conteúdo e influenciadores monetizem seus canais por meio de comissões, recomendando produtos e recebendo pagamentos por vendas atribuídas a links personalizados.

O Mercado Pago, por sua vez, está ampliando sua colaboração em várias estratégias de segmentos diversos. De acordo com Daniel Davanço, o objetivo é fornecer soluções tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a fim de expandir o portfólio para o evento de descontos.

Confiabilidade — O Mercado Livre é geralmente reconhecido como uma plataforma segura, estabelecendo confiança entre vendedores e consumidores. No entanto, como em qualquer transação online, golpistas estão sempre à espreita em busca de oportunidades para se aproveitar.

Existem vários golpes que podem ocorrer no Mercado Livre, desde e-mails de phishing com links maliciosos a vales-presente falsos ou até mesmo a não entrega de produtos adquiridos, inclusive durante a Black Friday. Portanto, é importante se atentar a algumas medidas. E em caso de dúvidas, a melhor ação é saber como entrar em contato com o marketplace que disponibiliza canais de contato como telefone, WhatsApp, chat, entre outros.

Para garantir a segurança nas compras: . Use senhas complexas e robustas.

. Pesquise os vendedores e verifique suas classificações e avaliações

. Ative a autenticação de dois fatores.

. Evite fazer pagamentos fora do sistema do https://www.mercadolivre.com.br

. Denuncie golpes e vendedores suspeitos imediatamente.

Desta forma, você pode aproveitar a Black Friday do Mercado Livre com tranquilidade e confiança.