Cancun — Espera-se que o tráfego de passageiros na América Latina quase duplique nas próximas duas décadas —aumentando de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,87 viagens anuais per capita em 2042. De acordo com o último Airbus Global Market Forecast (GMF), as taxas de viagem per capita quase duplicarão no México, enquanto na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, as taxas mais do que dobrarão.
No geral, o tráfego crescerá 2,2% nos próximos 20 anos, o equivalente a 2.390 novas aeronaves de passageiros e de cargas nos próximos 20 anos. Dessas 2.390 novas aeronaves, 190 serão widebodies e 2.200 serão de corredor único. Esse número representa 92%% das novas entregas na América Latina, o que tornará o mercado da região predominantemente de aeronaves de corredor único.
O aumento da tendência para voar é impulsionado pelo crescimento projetado da classe média de 400 milhões para 490 milhões de pessoas até 2042, representando 67% da população da América Latina e do Caribe. Além disso, a alta entrada das transportadoras de baixo custo (LCCs) tornou as viagens aéreas mais acessíveis, representando 50% do total de assentos oferecidos em nível doméstico na América Latina. O Brasil e o México apresentam as maiores entradas do modelo de LCC na região.
O crescimento do e-comerce na América Latina levou ao aumento da demanda por serviços de carga aérea nas últimas duas décadas. Além disso, a previsão de tráfego de carga de origem e destino (O&D) de, para e dentro da América Latina quase dobrará até 2042.
O GMF da América Latina também projeta um aumento do tráfego de passageiros O&D de 3,5% ao ano, dobrando assim nos próximos 20 anos. O tráfego doméstico crescerá a uma taxa maior, de 3,8% ao ano, enquanto o tráfego intra-América Latina e Caribe crescerá 3,2%.
A frota em serviço da América Latina quase dobrará das 1.440 aeronaves atualmente em serviço para 2.630 nas próximas duas décadas. Dessas, 240 aeronaves permanecerão, 1.200 apoiarão a substituição de aeronaves menos eficientes em termos de combustível e 1.190 aeronaves serão responsáveis pelo crescimento da demanda.
A Airbus já vendeu mais de 1.150 aeronaves na América Latina e no Caribe. Mais de 750 estão em operação em toda a região, com mais de 520 na carteira de pedidos, representando uma participação de mercado de 58% das aeronaves de passageiros em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu 75% dos pedidos líquidos na região.