A empresa está entre as principais do setor que mais contrata startups no país.
A oitava edição do ranking TOP 100 Open Corps consagrou a Vibra como líder em inovação aberta no setor de varejo e distribuição, em 2022. A premiação, realizada pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina, reconheceu as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano, em 30 categorias diferentes.
Em varejo e distribuição, as corporações TOP 10 foram responsáveis por 39% dos relacionamentos com startups no setor. Neste ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 141 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 345 o número de Open Corps do setor de Varejo e Distribuição identificadas no país — o equivalente a 6,9% de todas as companhias que fizeram inovação aberta com startups no Brasil neste período.
—Em 2022 ficamos em segundo lugar na categoria e traçamos como meta para este ano atingir a liderança. Isso foi possível após iniciarmos uma nova fase na jornada de inovação e transformação digital, da companhia, com mais iniciativas do Vibra co.lab na evolução da cultura de inovação. O hub unificou os esforços da companhia em open innovation e disseminação do intraempreendedorismo, possibilitando estruturar e institucionalizar a inovação aberta dentro da companhia, buscando a melhoria na jornada de nossos clientes e ganhos de eficiência —destaca Aspen Andersen, vice-presidente de gente e tecnologia da Vibra.
De olho na transição energética e economia de baixo carbono, a inovação aberta tem ganhado a cada ano mais atenção e investimentos na Vibra. Com o hub, houve um aumento na criação de conexões com startups e scale-ups em temas como mobilidade, ESG, indústria 4.0, veículos elétricos, conveniência e fidelização, otimização de processos, serviços financeiros, inteligência de mercado e novas fontes de energia. Nos últimos anos, a empresa se comprometeu em levar a cultura de inovação para todas as áreas da empresa.
Vibra co.lab — Criado há dois anos, o Hub pretende ser o principal ponto para conexão com diferentes ecossistemas de inovação, convidando colaboradores, parceiros, startups e outros agentes de inovação a interagirem e avançarem em soluções para problemas e novos negócios. O lançamento do HUB foi oportuno, pois ocorreu em um momento de maturidade da Inovação na empresa, que consolidou sua jornada de transformação digital e cultural. Além de reforçar a percepção do atributo inovação na nova marca.